- AdNorte
- Comunicação E Educação Ambiental
- Notícias
Detalhe da Noticia
Águas do Norte apresenta Plano de Ação para a Transformação Digital
A Águas do Norte apresentou hoje, numa sessão inteiramente digital e que foi presidida pelo Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, o seu Plano de Ação para a Transformação Digital.
Este plano de ação 2020-2023 representa um investimento global na ordem dos 3 milhões de euros e permitirá à empresa alcançar importantes objetivos tais como o incremento da capacidade de monitorização remota e de reação a incidentes, o aumento da eficiência operacional e a melhoria do serviço prestado aos utilizadores.
A WATER SEE constitui um apoio fundamental e permanente às equipas que no terreno operam as inúmeras infraestruturas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais que se encontram localizadas em todo o norte de Portugal, quer nos 63 Municípios que integram o referido Sistema Multimunicipal, em alta quer nos 8 Municípios que constituem o Sistema de Águas da Região do Noroeste, em baixa, do qual esta empresa é também a respetiva Entidade Gestora.
Foram ainda apresentados os diferentes projetos de telecomunicações e de telegestão que estão a ser implementados nos Centros Operacionais da empresa, nomeadamente o novo Sistema de Supervisão e Controlo (SCADA) e o Sistema Gestão Operacional (GERE).
Destaca-se também a instalação de um novo sistema de telegestão para as redes municipais de abastecimento de água, em baixa o qual, além de permitir uma melhoria do serviço à população residente nos Municípios servidos, irá contribuir para a redução de perdas de água, para um aumento da eficiência das suas operações e para a otimização dos processos e rotinas operacionais.
Da mesma forma, foi dado a conhecer o projeto-piloto de telemetria, instalado no Município de Amarante, que vai permitir o acesso remoto a mais de 800 contadores instalados no sistema de abastecimento de água em baixa, garantindo dessa formas que as respetivas leituras de consumo sejam mais fiáveis e imediatas. Com a utilização desta solução tecnológica, a Águas do Norte irá melhorar ainda mais o serviço prestado aos seus utilizadores em baixas.
Sobre a Águas do Norte
Integrada no Grupo AdP - Águas de Portugal, a Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em alta, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais nos 63 municípios que integram este sistema.
O Plano de Ação para a Transformação Digital da Águas do Norte integra-se nos objetivos definidos no âmbito do Quadro Estratégico de Compromisso do Grupo AdP, designadamente no que respeita à promoção da eficiência das operações com vista a salvaguardar, ao nível do desempenho operacional, os mais elevados padrões de exigência na qualidade, segurança e grau de satisfação dos clientes.
Veja a sessão aqui.