Direção de gestão de ativos e engenharia da Águas do Norte presente no 15.º Congresso da Água


Decorreu durante os dias 22 a 26 de março de 2021, o 15.º Congresso da Água, organizado pela APRH, centrado no tema “Para uma política da água em Portugal – o contributo da APRH – Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos”, tendo o congresso sido totalmente online.

Como vem sendo prática destes eventos, a busca e a discussão contributiva para definições positivas e melhoradas na gestão da política da água em Portugal são o que leva a APRH a dar a maior importância a este evento, onde todos são peças importantes de um sistema que pretende envolver a sociedade, com o contributo dos diversos stakeholders na busca de ideias e soluções para uma partilha idêntica dos diferentes usos da água. Porque a água é de todos e todos são responsáveis pelo seu bom uso.

A Águas do Norte, através da Direção Gestão de Ativos e Engenharia, teve a sua participação neste evento na sessão que decorreu no dia 23 de março, que abordou a temática “Política e Governança da Água”. Num primeiro painel, sob a moderação de Francisco Nunes Correia, o Diretor de Gestão de Ativos e Engenharia, Luís Nicolau, apresentou o tema “Refletir o passado. Reinventar o futuro. Covid-19. A estratégia e a engenharia”. Esta apresentação, que já mereceu ampla divulgação, induz na reflexão da ação imediata no contexto da incerteza, de forma a dotar o trabalho com predição e minimização de riscos, e adotando os mais adequados planos de contingência face à vivência diária de tarefas que não podem parar perante uma pandemia, sendo pelo contrário, ainda mais necessárias. Como toda a incerteza gera uma disponibilidade insuspeita de todos os interessados, facilmente surgem sinergias de conhecimento, capacidades e vontades, que devem ser maximizadas de forma a todos contribuírem para a manutenção da continuidade do trabalho em prol da população e do meio ambiente.

Ver apresentação aqui

Num segundo painel, ainda na temática “Política e Governança da Água”, com a moderação de João Pedroso de Lima, Luís Nicolau apresentou também o tema “Estratégia de reabilitação e renovação de ativos na Águas do Norte”. Nesta apresentação o enfoque foi para a criação das sinergias internas que levaram ao desenvolvimento de estratégias próprias para a gestão dos ativos físicos da empresa. São exemplo, os projetos SIGAME e ÓTIMA. Reuniu-se conhecimento e desenvolveram-se as estratégias para a efetiva monitorização do ativos da empresa, otimizando o seu desempenho e consequentemente o seu ciclo de vida. Pretende-se o rastreamento de cada ativo em tempo real, de forma a constituir uma verdadeira ferramenta de ganhos (entenda-se ganhos como a otimização de custos de O&M e de Investimento numa perspetiva de otimização do desempenho a riscos controlados) a curto, médio e longo prazo, tendo em conta o controlo mais eficiente de todo o ciclo de vida dos ativos, desde a sua aquisição e manutenção até à sua melhoria e/ou substituição.

Ver apresentação aqui

undefined