Águas do Norte dá início execução da empreitada do intercetor de Pelhe, em Vila Nova de Famalicão


A Águas do Norte vai iniciar a empreitada de reabilitação do intercetor do Pelhe, no troço compreendido entre a rua D. Sancho e a estação elevatória de Queimados, em Vila Nova de Famalicão, na sequência da adjudicação à empresa Camacho -Engenharia, S.A..
O investimento, no valor de cerca de 630 mil de euros, tem o prazo de execução de 10 meses.

A execução da empreitada visa a instalação de um intercetor de águas residuais, numa extensão de cerca de 650 metros, cujo traçado se desenvolve ao longo da Avenida D. Afonso Henriques, terminando junto à já desativada Estação Elevatória de Queimados, localizada no limite sul da cidade de Vila Nova de Famalicão.
Esta intervenção nasce da necessidade de resolver definitivamente os problemas que ocasionalmente se verificavam no intercetor do Pelhe em dias de maior pluviosidade, com especial relevo no troço que atravessa o Parque da Devesa.

Com a execução desta infraestrutura, a Águas do Norte pretende melhorar a qualidade do serviço de saneamento em “alta” que presta no município de Vila Nova de Famalicão, e possibilitar que  a população residente possa  usufruir de um adequado serviço público de saneamento de águas residuais, o que permitirá uma melhoria significativa da sua qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, que integra o Município de Terras de Bouro, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

undefined