Águas do Norte presente no 1º Prémio Nacional de SUSTENTABILIDADE


No âmbito da iniciativa promovida pelo Jornal de Negócios e pela revista Sábado, que pretende distinguir os projetos na área da sustentabilidade, a Águas do Norte apresentou um trabalho desenvolvido internamente – o projeto SIGAME, o qual, a par de outras candidaturas promovidas por empresas como a “Baixa Pombalina”, “EGF”, “Eletrão”, “EPAL” e “Lusíadas Saúde”, integrou o suplemento dedicado ao 1º Prémio Nacional de SUSTENTABILIDADE, mais concretamente na categoria “Digital & Inteligência Artificial”.

O projeto SIGAME, é uma aplicação que permite ter o conhecimento dinâmico e sempre atualizado dos ativos de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais que constituem o sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, ajudando ao bem-estar social, saúde pública e ambiente e preservando os recursos naturais.

Sem informação atualizada, é inviável implementar qualquer estratégia de gestão de ativos. Apesar de todos os esforços em curso, nomeadamente a elaboração de instruções de trabalho e procedimentos internos dedicados, todos eles com referências à atualização e inventariação de todo e qualquer ativo operacional existente nas infraestruturas da Águas do Norte, as fragilidades e lacunas destes processos são complexos.
Assim, a Águas do Norte dotou os seus colaboradores, em especial os que operam as infraestruturas do sistema, de ferramentas digitais que contribuem para a correção de falhas ou de lacunas de informação por eles detetadas, numa perspetiva de melhoria contínua. A aplicação SIGAME potencia o conhecimento dinâmico e atualizado dos ativos e, acima de tudo, envolve e responsabiliza as pessoas pelo seu contributo em todo o processo. Esta ferramenta atualiza o inventário da empresa de forma mais apelativa e totalmente digital, disponibilizando para o efeito a possibilidade de que todos os colaboradores da Águas do Norte procedam ao registo de sugestões, relativas ao inventário dos sistemas de abastecimento de água e saneamento de águas residuais, através de um smartphone, tablet, ou computador.

O Portal de Mapas da Águas do Norte (https:// sig.adnorte.pt/portal) mais não é do que uma plataforma colaborativa que reúne informação geográfica, mapas, aplicações e outros conteúdos diversos. Atualmente disponibiliza não só dois visualizadores de mapas para consulta simples de inventário, um dedicado à rede de abastecimento de água eoutro à rede de saneamento de águas residuais, como também a aplicação SIGAME. Através da App ArcGIS Explorer, disponível na App Store ou na Google Play, caso seja para iOS ou Android, respetivamente, é possível ter acesso ao inventário a partir de equipamentos móveis. O utilizador ao consultar o cadastro, caso detete alguma inconformidade na informação (quer ao nível da localização ou caracterização dos ativos de rede), pode contribuir para a sua correção acedendo à aplicação SIGAME disponível no formulário de caracterização do ativo.

Sabendo que o primeiro objetivo é permitir a atualização do inventário a partir, sobretudo, dos contributos dos colaboradores operacionais da empresa, facilmente se percebe a mais-valia conseguida, caso estes contributos possam ser alargados ao público em geral. Por isso, alargar externamente os contributos para melhorar a gestão da água e do saneamento constituirá a segunda fase deste projeto, que começa em 2021.

undefined