Águas do Norte assinala o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho


A Águas do Norte assinalou o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, que se celebrou no passado dia 28 de abril, através da realização de várias iniciativas dedicadas ao tema, naquela que é denominada a Semana dos 3S’s (Saúde e Segurança, Sempre).

 

Este ano, a semana foi inteiramente dedicada aos Riscos Psicossociais, em consonância com o diagnóstico em curso na empresa.

 

Durante a semana de 26 a 30 de abril, foi lançado um desafio diário aos colaboradores da Águas do Norte, dedicado às variadas dimensões dos Riscos Psicossociais, tais como os conflitos laborais, a ansiedade, a cooperação, a conciliação trabalho-família e o stress. Todos os colaboradores foram convidados a sugerir 3 dicas para a adoção de comportamentos saudáveis no âmbito das dimensões abordadas, com vista a melhorar o seu dia-a-dia, em contexto laboral.

 

Os contributos foram analisados por uma responsável pelo diagnóstico dos Riscos Psicossociais, tendo sido divulgados no passado dia 7 de maio, numa sessão online, aberta a toda a comunidade da Águas do Norte, que contou com 185 participantes.

 

No final, foi atribuído um cabaz de conforto ao participante que se revelou mais assíduo e com as respostas mais assertivas.

 

Desta iniciativa, vai resultar um guia, denominado “Dicas para Comportamentos Saudáveis na Águas do Norte”, do qual constarão as estratégias partilhadas, as várias atividades sugeridas nas vertentes “agir, sentir e aprender”, bem como uma biblioteca virtual com acesso às obras literárias propostas para cada tema.

 

O feedback por parte dos colaboradores da Águas do Norte foi bastante positivo, tendo sido demonstrada a vontade de dar continuidade a iniciativas desta natureza, saindo esta empresa mais enriquecida desta experiência e com mais ferramentas para melhorar o seu clima organizacional.

 

A Águas do Norte integra o Grupo AdP – Águas de Portugal e iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais em 63 Municípios que integram este sistema.

 

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, em “baixa”, que envolve 8 Municípios da região, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.