Laboratório da Águas do Norte organiza Ensaio de Aptidão de Águas


O Laboratório da Águas do Norte, em estreita colaboração com a Associação de Laboratórios Acreditados de Portugal (RELACRE), organizou uma vez mais o Ensaio de Aptidão de Águas e o Ensaio de Campo em Amostras de Água para Consumo Humano.

Este evento decorreu no passado dia 15 de junho de 2021 nas instalações da Águas do Norte, mais concretamente no Reservatório de Adães, tendo contado com a elevada participação de diversas entidades gestoras do setor da água, vindas de todos os pontos do país.  

Este Ensaios, de extrema importância para os Laboratórios Acreditados e Técnicos Certificados, têm como finalidade evidenciar a competência dos mesmos (promovendo a validação de métodos e a deteção de erros sistemáticos), servindo ainda como uma ferramenta eficaz de avaliação de desempenho e de controlo externo da qualidade.

Deverá referir-se a colaboração prestada por todas as áreas da empresa que colaboraram com o Laboratório em toda a logística necessária, para que este evento decorresse nas circunstâncias esperadas e com especial atenção na garantia plena das condições de segurança. O empenho e dedicação foi notório e só assim foi possível o sucesso do evento.

Para a Águas do Norte, é sempre um enorme privilégio voltar a cooperar com a RELACRE em projetos desta envergadura, seja pela responsabilidade e confiança depositada no seu Laboratório, seja pelo enriquecimento e aprendizagem que são adquiridas com a realização destas iniciativas.

A Águas do Norte integra o Grupo AdP – Águas de Portugal e iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais em 63 Municípios que integram este sistema.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, em “baixa”, que envolve 8 Municípios da região, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

undefined