Águas do Norte participa no Webinar da APDA, “Prioridades de Investimento considerando as alterações climáticas e os princípios da Gestão de Ativos”


A Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), através da Comissão Especializada de Gestão de Ativos (CEGA), promoveu no passado no dia 2 de julho, um webinar, subordinado ao tema “Prioridades de Investimento considerando as alterações climáticas e os princípios da Gestão de Ativos”.

O objetivo desta sessão foi debater e promover a convergência de abordagens, transversais a todas as Entidades Gestoras, acerca das repercussões que as alterações climáticas poderão acarretar para a Gestão de Ativos dessas entidades. Pretendeu-se também evidenciar de que forma se pode priorizar esta preocupação na tomada de decisões para os investimentos, mantendo os princípios de gestão que salvaguardam a eficiência operacional dos ativos, prolongam a sua vida útil e garantem a prestação de um serviço de qualidade e excelência.

A sessão incluiu a partilha de diversas experiências, cujo intuito foi o de apetrechar as Entidades Gestoras de conhecimentos práticos que permitem efetuar os planeamentos de investimentos com razoabilidade operacional e económica, privilegiando aqueles que melhor se adequam a este fim e que possibilitam uma menor exposição às repercussões das alterações climáticas.

A Águas do Norte foi convidada a integrar esta conferência, tendo a sua presença sido assegurada pelo colega Luís Nicolau, da Direção de Gestão de Ativos e Engenharia, representante da Águas do Norte na referida Comissão Especializada, que moderou o debate.

De acordo com a CEGA, é fundamental sensibilizar as Entidades Gestoras para a priorização destas preocupações no planeamento e gestão, por forma a controlar o risco de interrupções dos serviços não programadas e, até, colapso geral de ativos.

Pode visualizar a sessão aqui.