Águas do Norte inicia reabilitação da Barragem da Queimadela


A Águas do Norte vai iniciar a empreitada de reabilitação da barragem da Queimadela, no rio Vizela, que será alvo de diversas intervenções de melhoria de segurança hidráulica e de correção de patologias estruturais.
A obra agora a iniciar está orçamentada em cerca de 900 mil euros, com um prazo de execução de 270 dias, tendo sido adjudicada ao Consórcio João Tomé Saraiva – Sociedade de Construções, Lda./Ascendetalento Unipessoal, Lda.

A intervenção a realizar inclui a reabilitação e eletrificação dos órgãos hidráulicos, alimentação elétrica, iluminação das galerias, bem como a eliminação de patologias e a reabilitação do sistema de drenagem das galerias, com a instalação dos equipamentos de observação, segurança e monitorização, intervenções no descarregado lateral, por forma a garantir a conformidade da barragem com as disposições do Regulamento de Segurança de Barragens.

A barragem da Queimadela, construída em 1999, integra o subsistema de abastecimento de água da Queimadela, o qual abrange todo o Município de Fafe, servindo uma população residente de cerca de 60 mil habitantes. A captação de água é feita na barragem, sendo a capacidade de tratamento de água da ETA da Queimadela igual a cerca de 13.500m3 de água por dia, sendo a mesma posteriormente distribuída por cerca de 150km de condutas adutoras em “alta”, servindo 24 reservatórios, com um armazenamento total de água para consumo de cerca de 14.360m3, para posterior distribuição à população.

Com a conclusão destas obras, a Águas do Norte pretende dotar as infraestruturas de abastecimento de água integradas no sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal de melhores condições de funcionamento, possibilitando que as populações residentes usufruírem de um melhor serviço público de abastecimento de água o que permitirá uma melhoria significativa da sua qualidade de vida.

undefined

undefined