Águas do Norte comemora do Dia Nacional da Água com Oficinas Experimentais Online


No dia em que se Comemora o Dia Nacional da Água (1 de outubro), a Águas do Norte vai promover Oficinas Experimentais de Educação Ambiental Online Gratuitas, junto dos 66 Municípios que a integram

Esta oficina é uma viagem sensorial e divertida ao longo de todo o ciclo urbano da água. Como se trata a água que consumimos e os esgotos que produzimos. Sólido, líquido ou gasoso tudo podemos aproveitar para uma economia mais circular e uma redução da nossa pegada hídrica e ecológica alcançar. A importância dos microrganismos nestes processos ao microscópio será observada e as boas práticas para um uso eficiente de água reforçadas.

undefined

Para comemorar o Dia Nacional da Água, que lembra o facto de o abastecimento de água e o saneamento básico se constituírem como direitos fundamentais de toda a população, contribuindo de forma decisiva para a erradicação da pobreza e o desenvolvimento económico e social, e que a privação destes serviços constitui uma ameaça à saúde, a Águas do Norte, no âmbito do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta, e da parceria do sistema de águas da região do Noroeste, em “baixa”, vai levar a toda a sua comunidade as celebrações do DIA NACIONAL DA ÁGUA, integrado no Projeto APROVEITAR +, que conta com o apoio do Estado Português, do Fundo Ambiental e da Estratégia Nacional para a Educação Ambiental 2020.

A programação das ações a realizar é destinada aos 66 Municípios em que a Águas do Norte presta os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, e terá como particular enfoque a respetiva comunidade escolar.

As Oficinas Experimentais de Educação Ambiental Online Gratuitas, a realizar do dia 1 de outubro, com início às 9h30, serão o principal atrativo ao longo desse dia, contando as mesmas com a exploração de todas as atividades previstas no projeto, que vão desde a produção de uma exposição itinerante, vídeos educacionais, ações de formação, oficinas experimentais e ainda um concurso fotográfico para documentar todas estas iniciativas. Pelas 15h30 ocorrerá igualmente a Sessão de Apresentação Oficial.

Desta forma, a Águas do Norte vem apelar à sua participação neste evento, solicitando que proceda AQUI à sua inscrição, recebendo em resposta os dados para aceder à respetiva Programação. 

Para mais informações, solicitamos o seu contacto através do e-mail: ea.adnorte@adp.pt ou do telemóvel: 930425664.