Águas do Norte presente em Webinar sobre efluentes vinícolas, o impacto ao nível dos recursos hídricos


Decorreu o passado dia 15 de dezembro um evento online organizado pelo Núcleo Regional do Norte da APRH, sob a temática dos “Efluentes vinícolas: o impacto ao nível dos recursos hídricos e exemplos de boas práticas”.

A Águas do Norte esteve representada através do colega Miguel Campos, Coordenador de Exploração - Alto Tâmega e Douro Norte – AR, que fez uma exposição sobre as “afluências indevidas versus integração adequada no serviço de saneamento”, resultante da experiência de anos adquirida pela Águas do Norte nesta área.

O setor vinícola é um dos setores agroindustriais com maior importância a nível mundial e também em Portugal. Porém, associada à produção de vinho está, inevitavelmente, a geração de efluentes vinícolas (EVs), que são principalmente resultantes de lavagens diversas e de perdas de mosto e vinho, fundamentais para o processo e para a prevenção da deterioração da qualidade do produto final.

Esses efluentes apresentam uma elevada carga orgânica e, normalmente, alguns compostos que dificultam a sua degradação biológica, o que, sem um tratamento adequado, podem representar um problema ambiental grave e também um significativo problema operacional na gestão dos sistemas públicos de drenagem e tratamento de águas residuais que recebem, muitas vezes, essas descargas.

Nesse sentido, esta sessão procurou, por um lado, enquadrar o problema, identificando os potenciais riscos e consequências e, por outro lado, demonstrar exemplos de boas práticas e de estratégias existentes para a redução do impacto dos efluentes vinícolas nos recursos hídricos.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

undefined