Águas do Norte instala novo sistema de Ozonização na ETAR de Serzedo


A Águas do Norte vai iniciar a empreitada que permitirá a aquisição e montagem de um Ozonizador na ETAR de Serzedo, localizada na bacia hidrográfica do rio Vizela, no município de Guimarães, na sequência da adjudicação da mesma ao consórcio constituído pelas empresas HIDMA-Hidráulica e Automação, SA e Moinhos Água e Ambiente, Lda.. O investimento, no valor de cerca de 280 mil euros, tem o prazo de execução de 300 dias.

Esta empreitada surge após a verificação que o sistema de produção de ozono, existente na ETAR de Serzedo, tem atualmente mais de 12 anos, tendo operado num regime de funcionamento contínuo e numa condição de rendimento máximo, sendo por isso necessário dotar o tratamento terciário em Serzedo de maior fiabilidade.

Com a execução desta empreitada na ETAR de Serzedo, a Águas do Norte pretende implementar uma melhoria significativa no tratamento das águas residuais que afluem a esta infraestrutura de tratamento, disponibilizando a uma parte significativa da população residente e às unidades industriais existentes nesta zona a possibilidade de usufruirem de um adequado serviço público de saneamento de águas residuais, o que permitirá uma melhoria significativa da sua qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

undefined