Águas do Norte instala novo sistema de telegestão nas redes municipais


A Águas do Norte instalou recentemente um novo sistema de telegestão no âmbito da atividade que desenvolve nas Redes Municipais de abastecimento de água integradas no Sistema de Águas da Região do Noroeste. Com este investimento esta entidade gestora pretende, entre outras coisas, contribuir para a redução de perdas de água, para um aumento da eficiência das operações e para a otimização dos processos e rotinas operacionais. O objetivo último é a melhoria do serviço à população servida pelo referido Sistema em “baixa”.

A primeira fase deste projeto abrangeu os municípios de Amarante, Baião, Celorico de Basto, Arouca e Cinfães, compreendendo grande parte das infraestruturas de armazenamento e bombagem integradas nas respetivas redes municipais de distribuição de água.  O projeto foi adjudicado com um custo de 197.914,55 Euros e um prazo de execução de 12 meses, tendo sido cofinanciado no âmbito da Operação POSEUR-03-2012-FC-001254.

O sistema de telegestão agora instalado inclui um centro de supervisão e controlo, que permite detetar em tempo real as anomalias de estado, através da alarmística associada ao comportamento das instalações (volumes mínimos de água nos reservatórios, avarias de bombas, etc). Com esta ferramenta, a tomada de decisão ao nível da gestão operacional passa a ser baseada em dados que refletem o estado do sistema em cada momento, anulando-se deste modo a necessidade de verificação in loco a que obriga um sistema sem este tipo de tecnologia.
 
Está também garantida a mobilidade de informação às equipas no terreno, o que contribui para um aumento da eficiência das rotinas operacionais e, principalmente, um acréscimo significativo do foco em tarefas de outra natureza com a redução da dispersão associada ao desconhecimento do estado dos sistemas.
Esta é uma aposta estrutural e de futuro, assente na premissa de um investimento inteligente, que vai levar ao salto tecnológico na exploração e gestão das Redes Municipais de abastecimento de água em “baixa” geridas pela Águas do Norte.
 
Trata-se assim de mais um passo na estratégia que a Águas do Norte tem vindo a seguir, de modernização tecnológica, com um plano de investimentos certo e criterioso, garantindo aos seus clientes uma melhor rede de abastecimento de água em termos económicos, ambientais e de eficiência.