Investimento de 1,5 milhões em redes de saneamento, no município de Santo Tirso


A Águas do Norte vai iniciar a execução das redes domésticas de recolha de águas residuais nas freguesias de Burgães e Sequeiró, no município de Santo Tirso, na sequência da adjudicação da respetiva empreitada à empresa EDIBARRA - Engenharia e Construções SA. O investimento, no valor de cerca de 1,5 milhões de euros, tem o prazo de execução de 364 dias.

A empreitada a realizar encontra-se abrangida pela Operação POSEUR-03-2012-FC-001449 - Intervenções nas Redes de Drenagem de Águas Residuais em Baixa no Município de Santo Tirso (SAR Rabada), e beneficiará de uma taxa de apoio comunitário no valor de cerca de 49%. O montante restante, relativo à contrapartida nacional, será assumido pelo Município de Santo Tirso, ao abrigo do Protocolo de Delegação de Execução de Investimentos celebrado com a Águas do Norte.

Esta empreitada abrange a instalação de rede de saneamento de águas residuais, na freguesia de Burgães, numa extensão de cerca de 5.000 metros e 295 ramais domiciliários, e na freguesia de Sequeirô, numa extensão de cerca de 7.500 metros e 409 ramais domiciliários.

Com a execução destas infraestruturas, a Águas do Norte e o Município de Santo Tirso pretendem resolver os problemas de tratamento de águas residuais nestas freguesias do Município, sendo agora disponibilizada a uma parte significativa da população residente a possibilidade de usufruir de um adequado serviço público de saneamento de águas residuais, o que permitirá uma melhoria significativa da sua qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, e é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

undefined