Águas do Norte presente no evento “Viva a Rua”, em Santo Tirso


No passado sábado, dia 26 de março, a cidade de Santo Tirso viveu o primeiro de três sábados em que a população local será desafiada a experimentar as ruas centrais da cidade sem carros, no âmbito da iniciativa “Viva a Rua”.

Estando o Município de Santo Tirso integrado no sistema multimunicipal de abastecimento de água, em “alta”, e no sistema de águas da Região do Noroeste, em “baixa”, a Águas do Norte esteve presente neste evento, através da  a realização de oficinas experimentais de Educação e Sensibilização Ambiental dedicadas à temática do abastecimento de água e do saneamento de águas residuais.

Uma viagem muito interativa e animada, pelo Valor da Água e pelas estações de tratamento de água e de águas residuais (ETA e ETAR), onde o maior destaque foi a observação de uma amostra de água doce, através de um microscópio, o que permitiu a observação de diferentes famílias de microorganismos existentes na água. Aproveitando a análise das imagens apresentadas, foi igualmente realçada a importância destes seres vivos para o equilíbrio dos ecossistemas naturais, para a necessidade de desinfeção da água da rede pública e para a atual situação pandémica de Portugal e do Mundo.

Marcaram presença nas referidas oficinas cerca de 75 jovens participantes, tendo os intervenientes manifestado ao longo desta "viagem" todo o seu entusiasmo e interesse, não só nos temas associados ao ambiente e à sustentabilidade, como também na importância que o comportamento e o contributo de cada um pode trazer para a sua preservação, nomeadamente na realização de pequenos gestos como não colocar lixo no chão ou pela sanita abaixo.

A iniciativa “Viva a Rua” resulta da integração do Município de Santo Tirso na rede de cidades europeias URBACT – Thriving Streets (Ruas Prósperas), que tem fomentado experiências idênticas em vários países.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

undefined