Águas do Norte selecionada para os prémios Water Europe Innovation Awards 2022


O projeto CAN – Cento de Alertas e Notificações, desenvolvido pela Águas do Norte no âmbito do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, foi selecionado como um dos candidatos oficiais para os prémios Water Europe Innovation Awards 2022, através dos quais são distinguidas as diferentes áreas de especialização nos serviços de abastecimento de água. Desde o seu lançamento, em 2015, os Water Europe Innovation Awards têm contribuído para aumentar a visibilidade de novas abordagens, soluções e tecnologias inovadoras relacionadas com a água.

Tendo contado com mais de 500 participantes de toda a Europa na sua edição do ano passado, a conferência anual da Water Europe 'Water Innovation Europe' tem vindo a crescer, afirmando-se como um evento marcante do setor de água na europa.
O evento reúne todos os setores de atividade, o que o torna numa plataforma aberta para partilha de informações e networking entre as partes interessadas dentro e fora do setor de água.
A Water Europe anunciará os 5 vencedores durante o jantar da conferência Water Innovation Europe 2022 que terá lugar no dia 14 de junho, em Bruxelas.

A Águas do Norte apresentou a sua plataforma CAN - Gestão Centralizada de Alarmes e Notificações, a qual tem permitido uniformizar, consolidar e agilizar todos os alertas dos sistemas industriais que integram o sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal.
Esta plataforma inteligente, para além de permitir a melhoraria da resposta das operações, tira ainda partido da Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML) como instrumento para garantir uma otimização de respostas às operações, possibilitando também a antecipação de cenários de risco e o apoio aos decisores numa resposta preditiva.Foi desenvolvida no âmbito de uma candidatura apresentada pela Águas do Norte ao COMPETE 2020, a qual visa apoiar a Transformação Digital da Administração Pública e promover a adoção de técnicas avançadas de inteligência artificial e ciência dos dados, valorizando o grande volume de dados que é recolhida e gerado através da realização de soluções experimentais e inovadoras que se distinguem das soluções convencionais.

A Águas do Norte integra o Grupo AdP – Águas de Portugal e iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais em 63 Municípios que integram este sistema.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, em “baixa”, que envolve 8 Municípios da região, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

undefined