Águas do Norte presente em encontro da APDA


Decorreu em Beja, no passado dia 3 de junho, um encontro da Comissão Especializada de Sistemas de Distribuição de Água (CESDA) da APDA, no qual foi debatido o tema central relativo a “Perdas de Água a Insustentável Realidade”.

A Águas do Norte deu o seu contributo no terceiro tema apresentado -Perdas Aparentes – Metodologia de Abordagem, que teve com moderadora do painel a Eng.ª Fernanda de Abreu Lacerda, Vice-Presidente desta Entidade Gestora do Sistema de Águas da Região do Noroeste, tendo o colega Guilherme Santos, da Direção de Exploração, apresentado o módulo de perdas aparentes, referente à nova ficha da CESDA de estratégia para o controlo de perdas de água. De salientar que o encontro teve uma adesão muito boa por parte das entidades gestoras de todo o país, tendo registado mais de 200 técnicos inscritos.

Num ano particularmente seco, com uma forte repercussão nas reservas de água para as mais diversas utilizações e com especial destaque para o abastecimento público, a temática das perdas de água vê reforçada a sua importância.

Apesar de todo o esforço nacional de sensibilização e orientação das entidades gestoras com menor eficiência hídrica, no qual a CESDA e a APDA têm dado um importante contributo, o nível de desempenho global do setor continua a estar muito aquém do que seria desejável. A recente publicação do Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal (RASARP), que avalia a qualidade do serviço prestado pelas entidades gestoras de Portugal Continental no ano de 2020, evidencia a tendência de estagnação dos principais indicadores de perdas de água.

O forte investimento financeiro canalizado para esta área, nomeadamente através de financiamentos disponibilizados pelo POSEUR aos organismos públicos com responsabilidades no setor, apenas terá resultado prático se as entidades gestoras, para além da capacidade técnica e de recursos, forem conhecedoras dos caminhos que deverão seguir para o atingimento de melhores níveis de eficiência.

Neste contexto, o encontro técnico promovido pela CESDA/APDA pretendeu despoletar o debate em torno das diversas áreas que integram a atividade de redução das perdas de água, tendo sido privilegiada a partilha de experiências, vivenciadas por técnicos e entidades, promotoras de reflexão e capazes de inspirar os participantes a adotarem as medidas certas e necessárias para a melhoria dos processos de gestão de perdas de água.


undefined