Águas do Norte renova Telegestão do Sistema de Abastecimento do Sordo


A Águas do Norte procedeu à reformulação das infraestruturas elétricas e de telegestão da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Sordo, e do respetivo sistema adutor, no Município de Vila Real, passando assim a possibilitar uma maior disponibilidade, eficiência e segurança no processo de gestão operacional local e remota das suas instalações.

Este investimento, de cerca de 300 mil euros, teve por objetivo a remodelação e a modernização de toda a componente elétrica, de automação e de supervisão que suportam os processos de tratamento, as quais já se encontravam em funcionamento há cerca de duas décadas. Os trabalhos executados garantiram ainda a interoperabilidade do sistema com o centro de alarmística e de notificações, assim como com os sistemas de gestão operacional.

A ETA do Sordo tem uma capacidade instalada de produção de 14.000m3/dia de água potável, garantindo assim a qualidade e quantidade do abastecimento a uma população de cerca de 60 mil pessoas dos concelhos de Vila Real, Santa Marta de Penaguião, Peso da Régua e Mesão Frio.

O sistema de telegestão da Águas do Norte permite não só monitorizar as condições e o estado de sensorização das instalações, como também comandar, por via remota, os equipamentos e os sistemas hidráulicos que constituem o sistema em “alta”, centralizando assim todos processos operacionais e permitindo o respetivo controlo em tempo real, com vista a uma pronta atuação perante as ocorrências diárias. Atualmente, a Águas do Norte já agrega, numa plataforma informática, grande parte das instalações de abastecimento de água e de saneamento em “alta”, contribuindo dessa forma para a gestão sustentável do ciclo da água, desde a captação, tratamento, transporte e distribuição de água, até à recolha, transporte e tratamento das águas residuais.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, que integra o Município de Amarante, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

undefined