Esposende Ambiente e Águas do Norte assinalam o Dia Nacional da Água


Como forma de assinalar o Dia Nacional da Água, efeméride que se comemora anualmente a 1 de outubro e que corresponde ao início de um novo ano hidrológico, a Esposende Ambiente e a Águas do Norte, empresa concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, desafiaram a comunidade educativa local a participar em várias iniciativas dedicadas aos recursos hídricos e à importância das zonas húmidas para a biodiversidade.

Com este propósito decorreu, hoje de manhã, na envolvência da Estação Elevatória de Águas Residuais localizada em Cepães, Marinhas, junto ao Canal Intercetor de Esposende, um conjunto de atividades que contou com a participação de quase duas centenas de alunos e professores de 4 escolas do concelho de Esposende.
 
Para além de jogos lúdico-educativos promovidos pelo Centro de Educação Ambiental de Esposende e pela Águas do Norte, os alunos e professores puderam observar alguma da biodiversidade que ocorre no Canal Intercetor e espaço praia, com particular relevância para as aves, atividade que foi promovida pelo Parque Natural do Litoral Norte.

Outra das atividades propostas aos alunos foi a pintura da Estação Elevatória. Esta atividade esteve sob orientação do artista plástico Tiago Hacke, responsável pela criação da pintura mural que será reproduzida nas paredes da Estação Elevatória de Cepães e que terá como principal finalidade dar a conhecer parte da biodiversidade associada aos ambientes aquáticos, nomeadamente do Canal Intercetor de Esposende. A utilização de estruturas presentes no território como instrumentos de comunicação ambiental, resulta de uma parceria entre a Esposende Ambiente e a Águas do Norte, e tem como principal estratégia educar e sensibilizar os munícipes e visitantes para os valores naturais e culturais concelhios.

Para assinalar a data estiveram presentes na sessão Alexandra Roeger, Vice-Presidente do Município de Esposende, Paulo Marques, Presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente, Fernanda Lacerda e Cristiana Barbosa, membros do Conselho de Administração da Águas do Norte.
O Dia Nacional da Água é celebrado no nosso país desde 1983 e é uma data de reflexão sobre os recursos hidrológicos e sobre a sua gestão a nível nacional. A água é um recurso vital, cada vez mais escasso, estratégico e estruturante, sendo por isso fundamental que a sua utilização seja realizada por princípios de sustentabilidade e eficiência. O grande desafio deste século é a gestão da água num cenário de alterações climáticas, com repercussões a diferentes níveis, nomeadamente ao nível da biodiversidade sendo da responsabilidade de todos preservar este recurso.

Esta atividade enquadra-se nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da ONU, compromisso assumido pela Esposende Ambiente, a Águas do Norte e pelo Município de Esposende.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

undefined

undefined

undefined

undefined