Águas do Norte participou no ciclo de conferência da 20ª edição do SEGUREX e apresentou o seu plano de cibersegurança para a água


A 20ª Edição do SEGUREX - Salão Internacional de Proteção, Segurança e Defesa encontra-se a decorrer de 11 a 13 de outubro, na Feira Internacional de Lisboa (FIL). Durante três dias, irão realizar-se diversas conferências técnicas, com o objetivo de afirmar Portugal como um centro de competências diversificadas em matéria de segurança e defesa, além da habitual área de exposição.

A edição deste ano contou com a participação da Águas do Norte, que apresentou o tema “Desafios para a segurança no ciberespaço – proteção de infraestruturas críticas “, num painel dedicado à Criticidade de estruturas relevantes e a sua continuidade para o negócio.
Esta Concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal  teve ainda a oportunidade de apresentar o seu Water Cibersecuriy Plan, que conta com apoio da união europeia, tendo sido consensual para todos que a cibercriminalidade é uma ameaça crescente às infraestruturas críticas do país, onde se incluem os serviços da água, e em que potenciais agressores (terroristas, criminalidade organizada, Estados ou indivíduos isolados) podem fazer colapsar a estrutura tecnológica da organização social moderna.

Esta sessão foi moderada pelo Brigadeiro General Duarte da Costa Presidente da ANEPC e do Conselho Nacional de Planeamento Civil de Emergência e contou ainda com a presença dos seguintes oradores: Eng. José Oliveira, Vice-Presidente do Conselho Nacional de Planeamento Civil de Emergência (CNPCE), Eng. Lino Santos - Coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança e Subdiretor Geral do Gabinete Nacional de Segurança (GNS), General Viegas Nunes  - Presidente do Conselho de Administração da SIRESP, S.A.

O Segurex conta com a participação de várias empresas representativas dos sectores, proporcionando aos visitantes o contacto com as novidades neste mercado, com fornecedores, distribuidores e representantes oficiais de marcas nacionais e internacionais.

A inauguração oficial do evento decorreu a 12 de outubro, pelas 10h, com a presença do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, que procedeu à abertura do segundo dia de conferências, e que considerou que: "As telecomunicações, a energia, a banca e as finanças, os transportes, os sistemas de fornecimento de água e serviços de emergência são dimensões da nossa vida coletiva que exigem uma particular atenção e um especial cumprimento da parte das instituições e uma cooperação".

undefined