Cerca de 10 mil alunos comemoram o Dia Mundial da Alimentação com a Águas do Norte


No dia em que se Comemora o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), a Águas do Norte promoveu uma Oficina Experimental de Educação Ambiental Online junto dos 66 Municípios do Norte de Portugal que a integram, que reuniu cerca de 10 mil alunos

Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, a Águas do Norte promoveu uma sessão online na qual foi abordada a temática da alimentação saudável e da água na alimentação no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, nomeadamente nos domínios da Educação para a Saúde (promoção da saúde, saúde pública, alimentação e exercício físico), da Educação Ambiental e da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

A Águas do Norte pretende assim fortalecer a sua proximidade com as comunidades locais, potenciando a concretização dos seus objetivos de responsabilidade social e ambiental junto dos Municípios integrados nos dois sistemas cuja exploração e gestão lhe está atribuída - o sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, e o sistema de águas da região do Noroeste, em “baixa”.

A sessão realizada online, que contou com a presença de um total de cerca de 10.000 crianças, dos vários graus de ensino, abordaram o tema da alimentação saudável e do consumo de água da torneira, e incluiu a visualização do filme “Dimensão S”.

A programação das ações realizadas teve como destinatários os 66 Municípios em que a Águas do Norte presta os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, e teve como particular enfoque a respetiva comunidade escolar.

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado no dia 16 de outubro, e teve início em 1981. É atualmente celebrado em mais de 150 países, e constitui uma importante data para consciencializar a opinião pública sobre questões relativas à nutrição e à alimentação.

Mais recentemente o Dia Mundial da Alimentação adotou um tema diferente em cada ano, para destacar as áreas necessárias para a ação e fornecer um foco comum. A maioria dos temas gira em torno da agricultura porque apenas os investimentos nesta área - juntamente com o apoio à educação e à saúde - poderão conduzir à erradicação da fome e da má nutrição.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

undefined