Águas do Norte reforça o investimento de redes de saneamento e de abastecimento de água no concelho de Amarante


A Águas do Norte vai iniciar brevemente uma empreitada de construção de redes de saneamentos e de reabilitação de redes de abastecimento de água no município de Amarante. O investimento, no valor de cerca 1,9 milhões de euros e um prazo de execução de 65 semanas, foi adjudicado às empresas Amydra Construção, Lda. e Lállio Engenharia, S.A..

Esta empreitada consiste na construção das redes de drenagem de águas residuais nas freguesias de Vila Chã, Fridão, Salvador do Monte e Lomba, no concelho de Amarante.

O prolongamento da rede de drenagem de águas residuais nas freguesias de Vila Chã e Fridão, consiste na execução de um coletor com uma extensão total de cerca de 852 m e 8 ramais domiciliários, bem como uma estação elevatória. Já a rede de drenagem de águas residuais a construir na Freguesia da Lomba, irá incluir a instalação de coletores numa extensão de cerca de 3 204 m, a execução de 95 ramais domiciliários e ainda a instalação de uma estação elevatória.

Os trabalhos a realizar na rede de drenagem de águas residuais da freguesia de São Salvador do Monte, consistem na instalação de coletores numa extensão de cerca de 1.380m e a execução de 41 ramais domiciliários, assim como de 3 estações elevatórias. Na execução do sistema elevatório da Lomba os trabalhos consistem na construção de um coletor com uma extensão de 462 m e uma estação elevatória.

Relativamente à reabilitação das condutas de abastecimento de água na rua da Igreja, freguesias de São Salvador e na rua do Souto, na freguesia de Lomba, os trabalhos consistem na substituição das tubagens e acessórios da rede de abastecimento de água nas ruas da Igreja e do Souto, incluindo ramais domiciliários, numa extensão prevista de 1.359m.

Com a conclusão destas obras, a Águas do Norte pretende disponibilizar a uma parte significativa da população residente a possibilidade de usufruir de um adequado serviço público de saneamento de águas residuais e de abastecimento de água, o que permitirá uma melhoria significativa da sua qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.

A presente empreitada encontra-se abrangida pela Operação POCI-07-62H1-FEDER-181416, sendo o apoio comunitário aprovado de 1,6 milhões de euros, no que diz respeito apenas às infraestruturas de saneamento de águas residuais.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, onde se integra o município de Celorico de Basto, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.