Investimento de 2,6 milhões em abastecimento de água e saneamento no concelho de Baião


A Águas do Norte vai iniciar a empreitada de construção de redes de abastecimento de água e de saneamento, no Município de Baião, na sequência da adjudicação da mesma ao consórcio Francisco Pereira Marinho e Irmãos, S.A. / OVAVA Engenharia, Ld.ª. O investimento, no valor de cerca de 2,6 milhões de euros, tem o prazo de execução de 65 semanas e inclui ainda a construção de uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR).

A empreitada visa a construção das redes de saneamento e de abastecimento de água nas freguesias de Santa Cruz do Douro e Ovil, da ETAR de Broscas e da rede de saneamento na freguesia de Gove, no concelho de Baião.

Os trabalhos agora iniciados incluem a instalação de cerca de 11 km de rede de saneamento, com um total de 324 ramais domiciliários, e a construção de 8.5 km de rede de abastecimento de água, com 269 ramais domiciliários.

Com a conclusão destas obras, a Águas do Norte pretende disponibilizar a uma parte significativa da população residente no concelho de Baião, a possibilidade de usufruir de um adequado serviço público de saneamento de águas residuais e de abastecimento de água, o que permitirá uma melhoria significativa da sua qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.

A presente empreitada encontra-se abrangida pela Operação POCI-07-62H1-FEDER-181416, sendo o apoio comunitário aprovado de 1,6 milhões de euros, relativo apenas às infraestruturas de saneamento de águas residuais.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.