Águas do Norte é finalista do Portugal Digital Awards 2022 com o projeto “Barragens na Palma da Mão”


Pelo segundo ano consecutivo, a Águas do Norte é finalista  Portugal Digital Awards 2022, desta vez com o projeto ‘Barragens na Palma da Mão’.

A Águas do Norte possui diversas origens de água maioritariamente superficiais, salientando-se de entre elas 26 barragens e açudes localizados em várias linhas de águas distribuídas por toda a área de concessão da empresa. As infraestruturas referidas, das quais 16 estão sob responsabilidade da Águas do Norte, são objeto de contínua observação, inspeção, monitorização e comando dos vários parâmetros operacionais, da legislação e dos Planos de Observação em vigor.

No sentido de permitir a sua gestão mais eficiente e partilhar a respetiva informação de uma forma mais prática e intuitiva, foi iniciado um projeto designado como “Barragens, na Palma da Mão”.

O foco deste projeto está na modernização tecnológica das infraestruturas, que, apesar de estarem em funcionamento há largos anos, apresentam um enorme potencial de modernização que permitirá uma alteração do modelo operacional, com ganhos mensuráveis ao nível da segurança, do desempenho, da eficiência e da economia de recursos.

A gestão remota e o conhecimento do comportamento das barragens, nas várias dimensões, tem sido essencial para garantir o seu funcionamento adequado e para que os objetivos de utilização delineados para o respetivo aproveitamento hidráulico possam ser cumpridos, o que por si só representa um carácter inovador face ao panorama nacional.

Por outro lado, o projeto tem sido um auxiliar muito relevante para organização, para atuar e antecipar cenários no decorrer deste evento extremo de seca que assistimos, e que serão cada vez mais recorrentes, bem como na respetiva comunicação com as partes interessadas que nos acompanham contra as alterações climáticas e na consequente escassez de água.

O Portugal Digital Awards é uma iniciativa conjunta da Axians e da IDC, que visa reconhecer e premiar a excelência de organizações, suas equipas e líderes empresariais que, com visão e audácia, conduzem à transformação digital dos seus negócios, processos, produtos ou serviços e, consequentemente, da sociedade como a conhecemos.

A Águas do Norte, no âmbito da atividade que desenvolve enquanto empresa concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, e acreditando no caminho que está a construir, candidatou-se o seu projeto “Barragens na Palma da Mão”, o qual mereceu a melhor atenção por parte dos promotores desta iniciativa, tendo por isso sido selecionado.,

O projeto vai ser apresentado no próximo dia 23 de novembro, na conferência ‘Futuro da Inovação Digital’, em Lisboa, promovida pela IDC, que precede o evento da entrega dos prémios que reconhecem o que há de melhor em Portugal na transformação e inovação digital.

Que valor vem acrescentar a solução? Como pode ajudar a mitigar os efeitos das alterações climáticas? Quantas barragens cabem na palma da mão?!

Veja o projeto aqui

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, onde se integra o município de Celorico de Basto, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

undefined