Águas do Norte com participação na Esri International Infrastructure Management & GIS


A Águas do Norte esteve presente na Esri International Infrastructure Management & GIS Conference, evento organizado pela Esri Inc. e que decorreu entre os dias 17 e 19 de abril de 2023, no Kap Europa Congress Center, em Frankfurt, na Alemanha.

A Águas do Norte foi convidada pela Esri Inc. a apresentar o projeto da implementação da Utility Network nas Águas do Norte, na sessão plenária que decorreu durante a manhã do dia 17 e perante os mais de 700 participantes na conferência. A comunicação da sessão plenária com o título “Utility Network @ Águas do Norte – From Enterprise to Utility Network!” foi apresentada pelo coordenador do Sistema de Informação Geográfica (SIG), Rui Leite.

A participação das Águas do Norte estendeu-se ainda ao dia 18 de abril, com a apresentação do trabalho “Water and Wastewater Utility Network Management in Águas do Norte” enquadrada na sessão temática relativa à indústria da água e intitulada “Network Modernization for Water Systems: Utility Network and Beyond”.

Ambas as apresentações resumem o processo de evolução tecnológica iniciada em 2021 com a implementação de uma nova solução de SIG, a ArcGIS Utility Network (UN), e todo o trabalho que tem vindo a ser realizado ao longo dos últimos anos ao redor da plataforma ArcGIS Enterprise. Esta nova solução permite aceder às infraestruturas de água e de saneamento geridas por esta Concessionária a partir de qualquer dispositivo, modelar os ativos com mais detalhe e ainda efetuar análises complexas de rede para auxiliar na tomada de decisão. Este trabalho resulta do empenho e compromisso de toda a equipa de SIG em alinhamento com a Direção Gestão de Ativos e Engenharia da Águas do Norte.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, e é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

undefined

undefined