Encontro de Chefias Águas do Norte 2023


Decorreu no passado dia 19 de junho, no Espaço Miguel Torga, em S. Martinho de Anta, no Município de Sabrosa, o Encontro Anual de Chefias da Águas do Norte, que este ano esteve inserido no Programa Bebetter e teve como foco principal a avaliação dos fatores de stress e bem-estar nos trabalhadores, devendo assim constituir uma ação estratégica da empresa para que todos possam melhorar a sua qualidade de vida no contexto laboral.

O papel das chefias da Águas do Norte no atingimento deste objetivo é crucial, sendo o seu envolvimento decisivo para a efetiva implementação do Programa de Riscos Psicossociais.
Desta forma, pretende-se que este Encontro se constitua como uma ferramenta de excelência, no sentido de não só  transmitir os valores, visão e missão  da empresa, como também de promover uma cultura organizacional  e um ambiente de trabalho positivo e motivador, proporcionando a oportunidade de estabelecer uma comunicação clara e eficaz.
 
Partilhar as experiências, as melhores práticas e conselhos entre as equipas, para ajudar a fortalecer a liderança e promover o bem-estar de todos os trabalhadores, foi o objetivo do team building, treino comportamental para equipas, realizado neste Encontro, no qual as os diversos grupos foram convidados a representar ações do quotidiano da empresa visando o tema segurança nos locais de trabalho.

Para atingir o nível de desempenho da Águas do Norte nesta avaliação de riscos psicossociais, foi determinante proceder a uma análise mais detalhada do diagnóstico realizado em 2021 e a implementar as ações concretas para a sua adequada gestão.
O instrumento adotado para a realização deste diagnóstico foi o questionário COPSOQ (Copenhagen Psychosocial Questionnaire), o qual foi complementado com as questões relacionadas com o impacto psicológico da COVID-19. Este questionário foi disponibilizado para preenchimento a todos os trabalhadores da Águas do Norte, de forma remota, de 8 de março a 2 de abril, tendo a respetiva taxa de participação sido de 74%, o que correspondeu à participação de 457 colaboradores.
 
De acordo com os resultados obtidos no COPSOQ, foi assim elaborado um Plano de Intervenção, com a duração de 2 anos, que foi orientado para o bem-estar e a gestão do stress, e com vista à promoção de ações de saúde e bem-estar customizadas e específicas para cada Direção/Departamento e fornecendo os passos certos para a melhoria da qualidade de vida em contexto laboral.
 
O sucesso da implementação deste projeto depende em grande medida da capacidade da Águas do Norte de cativar os seus trabalhadores, através de um efetivo envolvimento e de uma comunicação eficaz, de modo a ultrapassar as barreiras resultantes da enorme dispersão geográfica entre as diversas instalações que constituem a área de concessão da Águas do Norte, bem como do número elevado dos seus trabalhadores.
 
A avaliação de riscos psicossociais e a sua gestão é hoje uma realidade no seio da Águas do Norte, S.A., que conta com a colaboração e dedicação de uma equipa multidisciplinar interna dinâmica e motivada, composta por elementos pertencentes a áreas chave da organização. Sendo muito exigente, a gestão dos riscos psicossociais obriga a um esforço contínuo por parte de todos os níveis da organização, de modo a garantir o permanente envolvimento de todos.
 
O grande desafio da Águas do Norte é conseguir despertar os seus trabalhadores para esta temática, tentando-se ir ao encontro às suas necessidades individuais e enquanto membro de uma equipa. Com a forte adesão dos trabalhadores a todas as iniciativas promovidas neste âmbito, tudo leva a crer que os objetivos a que a Águas do Norte se propôs, no que concerne a gerir e minimizar os riscos psicossociais, serão alcançados.

undefined

undefined

undefined

undefined

undefined

undefined

undefined

undefined

undefined

undefined

undefined

undefined

undefined

undefined

undefined

undefined

undefined

undefined

undefined

undefined