Águas do Norte concluiu o Projeto PAGIRAA


A Águas do Norte concluiu com sucesso o projeto PAGIRAA (Projeto de Aperfeiçoamento dos Processos Operacionais e Gestão de Ativos com Inteligência Artificial e Análise de Dados). Este projeto teve como objetivo principal implementar uma solução com base em técnicas avançadas de inteligência artificial e ciência de dados, visando melhorar os diversos processos operacionais, reduzir os custos operacionais e de manutenção, bem como minimizar os impactos ambientais decorrentes do funcionamento de vários sistemas no setor de abastecimento de água e saneamento.

No contexto do PAGIRAA, foi adotada uma abordagem abrangente para a gestão e monitorização de ativos, que contribuirá significativamente para aumentar a eficácia e a eficiência das operações da Águas do Norte. Durante a execução do projeto, foram realizadas várias atividades, desde a avaliação da viabilidade técnica da solução proposta até a aquisição de dados, o desenvolvimento dos diferentes módulos, a realização de testes e, por fim, a implementação da solução na organização.

A digitalização desempenhou um papel fundamental no projeto, permitindo à Águas do Norte alcançar os seus objetivos de forma mais eficiente, eficaz e sustentável. A incorporação de sistemas inteligentes na estratégia da empresa possibilitou a melhoria dos processos e serviços, oferecendo soluções cada vez mais inovadoras, sempre com o objetivo de criar valor.

Através da utilização de sensores, que permitem a monitorização em tempo real de vários parâmetros, e da implementação de sistemas de atuação remota, esta plataforma tem conseguido disponibilizar, a partir de qualquer lugar, informações preciosas para a tomada de decisões e cada vez mais adiantadas. À medida que a solução foi amadurecendo digitalmente, vários modelos inteligentes e preditivos foram implementados e integrados com outros sistemas, oferecendo cenários antecipados.

A sessão de apresentação dos resultados do projeto ocorreu no dia 30 de maio nas instalações da Sede da Águas do Norte, em Vila Real. A Águas do Norte orgulha-se dos avanços alcançados, alguns até premiados ao longo destes anos, e do impacto positivo que esta solução tem trazido para a empresa e todas as partes interessadas, promovendo uma gestão mais eficiente e sustentável dos recursos hídricos, num projeto que se inicio em 2019, orçamentado em 300.000 EUR e um apoio financeiro da União Europeia de 255.000 EUR.

undefined