Semana dos 3’S da Águas do Norte


A Semana dos 3’S (Saúde e Segurança, Sempre), que este ano se prolongou durante os meses de abril, maio e junho, é uma iniciativa do Departamento de Sustentabilidade Empresarial, que é promovida pela Águas do Norte, desde 2018, para assinalar o Dia Mundial de Prevenção e Segurança no Trabalho, que se celebra no dia 28 de abril de cada ano.

As iniciativas deste ano incidiram, uma vez mais, na promoção da segurança e saúde dos trabalhadores da Águas do Norte, assim como daqueles que trabalham em seu nome, tendo como objetivo alcançar ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis, através da promoção de uma cultura de segurança e saúde no trabalho, junto da atual e próxima geração de trabalhadores.
No âmbito deste programa foram desenvolvidas uma série de atividades que incentivaram e valorizaram a Prevenção, Segurança e Saúde no Trabalho, e que concorreram para o comprometimento dos fornecedores para com os requisitos da norma SA 8000.

O programa teve início no dia 26 de abril, com uma sessão sobre os Requisitos de um Sistema de Gestão de Responsabilidade Social – SA8000, que contou com a participação da Equipa de Desempenho Social, Comissão de Ambiente e Segurança e Fornecedores Críticos, na qual compareceram 24 empresas atualmente prestadoras de serviços à Águas do Norte.

No dia seguinte, decorreu uma formação e treino sobre manuseamento de produtos químicos na Unidade Laboratorial de Vila Real, que contou com a participação de 13 trabalhadores da empresa, designadamente técnicos de segurança do STE e do Laboratório. Nesta sessão, foi simulado o derrame de um produto químico cancerígeno, relembrando assim as regras de segurança quanto ao modo de proceder nestas situações.
O Laboratório Sensorial decorreu no dia 28 de abril, numa sessão dedicada aos técnicos operacionais da Águas do Norte, que tiveram como experiência a incapacidade resultante de um acidente de trabalho, sentindo a deficiência e limitação resultante desse facto vivenciando uma possível consequência real semelhante. Esta sessão contou com a participação de 170 trabalhadores.

Já no mês de maio decorreu a dinamização de Sessões de Ergocoaching no núcleo de exploração de Amarante, ETAR de Ponte da Baia e ETA do Sordo e sessão online, nas quais participaram, 173 trabalhadores da empresa.
Para encerramento das atividades, decorreu no dia 19 de junho, o Encontro Be Better 2023, encontro dedicado às chefias da Águas do Norte, que teve como mote a sensibilização para temas como a saúde mental e ocupacional e a segurança no trabalho, tendo estado presente neste evento 97 chefias da empresa.

undefined

undefined

undefined

undefined

undefined

undefined