ROTEIRO ÁGUA É VIDA


SECRETÁRIO DE ESTADO DO AMBIENTE EM ROTEIRO
DEDICADO À ÁGUA NOS MUNICÍPIOS DE ALIJÓ, MACEDO DE CAVALEIROS E MURÇA

Acompanhado pelos presidentes das câmaras municipais de Alijó, de Macedo de Cavaleiros e de Murça e pelo Presidente do Conselho de Administração da Águas do Norte, o Secretário de Estado do Ambiente percorreu hoje o roteiro “Água é Vida” nestes municípios, tendo acompanhado uma ação de sensibilização ambiental dirigida a crianças e presidido à sessão da apresentação pública da Empreitada de Execução da Ligação do Sistema de Abastecimento de Água do Pinhão ao Sistema de Abastecimento de Água de Vila Chã. O roteiro integrou ainda uma visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) do Crueiro, recentemente remodelada e ampliada.

O Secretário de Estado do Ambiente, Hugo Polido Pires, e os presidentes das câmaras municipais de Alijó, de Macedo de Cavaleiros e de Murça, participaram hoje num roteiro ao abastecimento de água.
A visita teve o seu início com uma ação de sensibilização ambiental no âmbito da campanha “Água é Vida - Não a desperdice", no Welcome Center Azibo, na Praia da Fraga da Pegada, junto à Albufeira do Azibo, no município de Macedo de Cavaleiros, que contou com a presença de cerca de 75 crianças, as quais tiveram a oportunidade de assistir a uma oficina de educação ambiental na qual foi dada relevância ao valor da água e ao consumo de água da torneira, com a indicação de conselhos e dicas úteis para o não desperdício deste bem essencial.

Seguiu-se uma visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) do Crueiro, no município de Murça, infraestrutura que sofreu recentemente obras de remodelação e ampliação no valor de 578 mil euros.
Em resultado das alterações climáticas, que têm trazido dificuldades acrescidas ao abastecimento de água, em particular no Nordeste Transmontano, a Águas do Norte tem vindo a implementar um conjunto de medidas com vista a dotar os sistemas de maior resiliência. Esta intervenção é um exemplo deste esforço, dado que permite introduzir redundância no Sistema de Abastecimento de Água de Vila Chã, que serve os municípios de Murça e Alijó, permitindo reforçar a fiabilidade e a qualidade no abastecimento.

Esta intervenção na ETA do Crueiro consistiu na instalação de uma unidade de ultrafiltração, com capacidade útil de 100m 3/h, junto ao reservatório existente, permitindo suprimir a reserva instalada, mesmo nos anos mais secos. O investimento contemplou ainda os trabalhos de reabilitação do reservatório existente e a construção de um novo reservatório de água bruta e restantes circuitos hidráulicos. No que diz respeito a equipamentos e instalações elétricas, incluiu a montagem de uma etapa de pré-oxidação e da unidade contentorizada de ultrafiltração, bem como automação, supervisão e telegestão, com integração no Sistema de Vila Chã.
O roteiro da água terminou no município de Alijó, com a sessão da apresentação pública da Empreitada de Execução da Ligação do Sistema de Abastecimento de Água do Pinhão ao Sistema de Abastecimento de Água de Vila Chã, mais uma obra que integra a estratégia de reforço de resiliência do Sistema de Abastecimento de Água de Vila Chã.

A Águas do Norte irá proceder à ligação entre o Sistema de Abastecimento de Água de Vila Chã e o Sistema de Abastecimento de Água do Pinhão, que tem como origem a albufeira da barragem do Pinhão, que possui um maior volume de armazenamento (4,20 hm3). Esta solução vai permitir, em caso de necessidade, o abastecimento parcial (estimado até 60%) do Sistema de Vila Chã a partir do Sistema do Pinhão, através da instalação de uma conduta adutora gravítica numa extensão aproximada de 15 km, com início na ETA do Pinhão e com o final na zona do Pópulo, no Município de Alijó.
A empreitada já adjudicada ao consórcio formado pelas empresas Martins & Filhos S.A. e Boaventura & Boaventura S.A., pelo valor de 5.326.320,43 EUR, tem um prazo de execução de 21 meses.

Sobre a Águas do Norte
A Águas do Norte, SA iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade gestora do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais.
Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em alta (prestados aos Municípios) e em baixa (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

undefined

undefined

undefined

undefined