Águas do Norte inicia empreitada de remodelação da linha de lamas da Estação de Tratamento de Águas Residuais de Mirandela


A Águas do Norte vai iniciar a empreitada de execução da remodelação da linha de lamas da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Mirandela, no município de Mirandela, na sequência da adjudicação da mesma à empresa SUTST4AMB – Ambiente e Serviços, Lda.. O investimento, no valor de cerca de 335 mil EUR, tem o prazo de execução de 182 dias.

A execução da empreitada visa a remodelação dos equipamentos de desidratação de lamas, de modo a assegurar não só um teor de matéria sólida das lamas desidratadas superior a 20%, como também a higienização das mesmas e menores tempos de funcionamento do equipamento. Inclui igualmente a remodelação das instalações elétricas do edifício, a reinstalação dos equipamentos de produção de água de serviço e a reabilitação da construção civil do edifício de lamas, bem como as necessárias adaptações devidas à instalação dos novos equipamentos.

Com a execução desta infraestrutura, a Águas do Norte pretende melhorar a capacidade do tratamento das águas residuais no município de Mirandela, continuando assim a ser disponibilizado a uma parte significativa da população residente a possibilidade de usufruir de um adequado serviço público de saneamento de águas residuais, o que permitirá uma melhoria significativa da sua qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.

A Empreitada de remodelação da linha de lamas da ETAR de Mirandela está a decorrer no âmbito do Projeto “GREENValue – Valorização da Geração de Recursos Em Espaço Natural” financiado pelo COMPETE 2020.
O apoio financeiro global do projeto é de 976.644,06 EUR a distribuir pelos diferentes parceiros do consórcio. Para a requalificação da linha de lamas da ETAR de Mirandela serão financiados 144.800,00 EUR.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, e é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

undefined

undefined

undefined

undefined