Águas do Norte atualiza sistema de manutenção e gestão de ativos


A Águas do Norte recorreu, durante algum tempo, à solução AQUAMAN para a manutenção e gestão de ativos, o que lhe permitiu abranger todo o ciclo de vida dos mesmos. Esta solução contribuiu para aumentar a eficiência e eficácia dos processos de manutenção, integrando as áreas financeira e logística através da interligação com soluções SIG, Gestão Operacional e ERP.

No entanto, para garantir operações fiáveis, adaptabilidade e resiliência operacional, a Águas do Norte entendeu proceder a uma abordagem mais eficiente e disruptiva, no sentido de se adaptar rapidamente às novas tecnologias assegurar a continuidade dos negócios em todas as circunstâncias. Os insights provenientes de ativos, cada vez mais inteligentes e conectados, assim como de fontes de dados ainda inexploradas, são fundamentais para compreender as ações preventivas, preditivas e prescritivas necessárias para promover a eficiência e reduzir os custos operacionais.

Após um longo trabalho preparatório, que foi desenvolvido durante cerca de 12 meses e envolveu uma equipa multidisciplinar,  foi possível concluir uma primeira etapa deste processo evolutivo, o que permitiu disponibilizar às áreas operacionais da empresa uma plataforma renovada e tecnologicamente mais evoluída e assente na tecnologia "IBM Maximo Application Suite".

Para além da gestão da fiabilidade dos ativos, utilizando dados de sensores, registos e histórico para aumentar a disponibilidade dos mesmos e melhorar o planeamento da reposição, pretende-se conseguir ir para além da manutenção programada, e prever a probabilidade de anomalias futuras, recorrendo a técnicas de análise de dados, aprendizagem automática e inteligência artificial para reduzir os custos e falhas dos ativos.

Com esta nova solução tecnológica a Águas do Norte espera otimizar a gestão dos seus ativos, melhorar a eficiência das operações e assegurar um planeamento mais eficaz, contribuindo para a excelência dos serviços prestados e a promoção da sustentabilidade.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, e é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.
A Águas do Norte recorreu, durante algum tempo, à solução AQUAMAN para a manutenção e gestão de ativos, o que lhe permitiu abranger todo o ciclo de vida dos mesmos. Esta solução contribuiu para aumentar a eficiência e eficácia dos processos de manutenção, integrando as áreas financeira e logística através da interligação com soluções SIG, Gestão Operacional e ERP.

No entanto, para garantir operações fiáveis, adaptabilidade e resiliência operacional, a Águas do Norte entendeu proceder a uma abordagem mais eficiente e disruptiva, no sentido de se adaptar rapidamente às novas tecnologias assegurar a continuidade dos negócios em todas as circunstâncias. Os insights provenientes de ativos, cada vez mais inteligentes e conectados, assim como de fontes de dados ainda inexploradas, são fundamentais para compreender as ações preventivas, preditivas e prescritivas necessárias para promover a eficiência e reduzir os custos operacionais.

Após um longo trabalho preparatório, que foi desenvolvido durante cerca de 12 meses e envolveu uma equipa multidisciplinar,  foi possível concluir uma primeira etapa deste processo evolutivo, o que permitiu disponibilizar às áreas operacionais da empresa uma plataforma renovada e tecnologicamente mais evoluída e assente na tecnologia "IBM Maximo Application Suite".

Para além da gestão da fiabilidade dos ativos, utilizando dados de sensores, registos e histórico para aumentar a disponibilidade dos mesmos e melhorar o planeamento da reposição, pretende-se conseguir ir para além da manutenção programada, e prever a probabilidade de anomalias futuras, recorrendo a técnicas de análise de dados, aprendizagem automática e inteligência artificial para reduzir os custos e falhas dos ativos.

Com esta nova solução tecnológica a Águas do Norte espera otimizar a gestão dos seus ativos, melhorar a eficiência das operações e assegurar um planeamento mais eficaz, contribuindo para a excelência dos serviços prestados e a promoção da sustentabilidade.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, e é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.