Região Demarcada do Douro implementa piloto de reutilização de água na rega de vinhas


No dia em que Portugal assinala pela primeira vez o Dia Nacional da Sustentabilidade, o consórcio constituído pela ADVID - Cluster da Vinha e do Vinho, a Águas do Norte, a Poças - Sociedade Vinícola Terras de Valdigem (SVTV), a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Veolia Portugal, anuncia a implementação de uma instalação piloto, a partir da qual será possível proceder à irrigação de vinhas com recurso a águas residuais tratadas numa das ETAR que integram o sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, e que permitirá igualmente o aproveitamento dos nutrientes e fertilizantes presentes na mesma.

Esta instalação piloto, que entra agora na sua fase de arranque e ensaios preliminares, integra o projeto REGADOURO, que em 2023 foi um dos projetos selecionados pela Fundação “la Caixa” ao abrigo do programa “Promove. O futuro do interior”, realizado em colaboração com o BPI e em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), para apoiar a fundo perdido Projetos-Piloto Inovadores que contribuam para o desenvolvimento das regiões do interior do país.

Tendo em vista a promoção da eficiência ambiental e económica do setor, o projeto REGADOURO tem como objetivos fundamentais não só o de aumentar o conhecimento sobre a reutilização de água tratada na rega, como também o de fomentar o aproveitamento dos nutrientes e fertilizantes presentes na mesma, contando para esse efeito com o conhecimento científico da UTAD, com o apoio técnico da ADVID e com a contribuição tecnológica da Veolia.

Sendo o setor agrícola atualmente responsável por 70% dos consumos globais de água em Portugal e, em virtude das alterações climáticas, a escassez de água disponível anualmente tem tendência para se agravar.

Sabendo-se que desde o ano de 2019 Portugal dispõe de um regime jurídico que regula a produção e a utilização de ApR (Água para Reutilização), obtida a partir do tratamento de águas residuais, e existindo na Região Demarcada do Douro diversas Estações deTratamento de Água Residual, em proximidade com as respetivas vinhas, verifica-se em consequência um enorme potencial de reutilização das mesmas, que justifica o estudo de todos os aspetos que demonstrem que esta utilização é segura para as pessoas, para os solos, para as plantas e para o vinho.

Tendo em consideração o conhecimento de experiências noutras regiões, o Presidente do Conselho de Administração da Águas do Norte, José Machado do Vale, em representação do consórcio REGADOURO, refere que o projeto demonstrativo que agora inicia o seu funcionamento no campo, constitui apenas o início de uma ambição maior: “Num território com 14 municípios, 44.000 hectares de vinha e 31 ETAR, muitas delas com grande proximidade às vinhas da Região Demarcada do Douro, existe um potencial enorme para a reutilização de águas residuais tratadas na irrigação das mesmas. Desse modo, enquanto entidade responsável pela gestão do Sistema Multimunicipal do Norte de Portugal, o nosso compromisso é o de atingir mais de 50% da respetiva água reutilizada na rega de vinhas”.

Ao desenvolver um novo método de aproveitamento de águas, que de outra forma seriam desperdiçadas, e ao dar-lhes uma nova usabilidade, o projeto REGADOURO está também a dar o seu contributo para acelerar o cumprimento da Agenda 2030, aprovada em 2015 precisamente no dia 25 de setembro, nomeadamente através da minimização dos efeitos da seca e da escassez hídrica no território e na redução da carga de águas residuais rejeitadas em áreas sensíveis.

O contributo do projeto para acelerar a ação climática foi também uma das razões para este projeto fosse apoiado pela Fundação “la Caixa”. “O ganho dos conhecimentos técnico-científicos que este projeto possibilita, com grande aplicabilidade noutras regiões do país com características semelhantes, foi identificado como uma importante mais-valia na avaliação do projeto. Para acelerar a ação climática de Portugal temos de ter cada vez mais projetos destes, capazes de fazer com que as regiões do interior se constituam como exemplos de resiliência e adaptação às alterações climáticas”, afirma ainda o Presidente do Conselho de Administração da Águas do Norte.

Sobre a ADVID - Cluster da Vinha e do Vinho
A ADVID - Cluster da Vinha e do Vinho e CoLAB VINES&WINES - é uma instituição sem fins lucrativos que trabalha para melhorar a viticultura em Portugal desde 1982. É seu objetivo contribuir para a modernização e aumentar a rentabilidade das vinhas, ao mesmo tempo que promove a melhoria da qualidade dos vinhos, impulsionando a sua competitividade nos mercados internos e externos.
Reconhecida oficialmente como “Entidade Gestora e Dinamizadora do Cluster da Vinha e do Vinho” em 2017, o título de CoLAB da Vinha e do Vinho foi atribuído à ADVID no ano seguinte, fruto da sua aposta na investigação e transferência de conhecimento, cujo objetivo é promover o Desenvolvimento Sustentável da Vitivinicultura Nacional. Foi ainda reconhecida, pela Agência Nacional de Inovação, a idoneidade da ADVID para a prática de atividades de investigação e desenvolvimento nos domínios técnico-científicos da água e ambiente e também agro-alimentar.
A ADVID conta atualmente com cerca de 190 associados, essenciais para todo o trabalho desenvolvido ao longo dos anos e os grandes responsáveis pelo seu sucesso. Enquanto plataforma de dinamização da transferência de tecnologia e conhecimento, a ADVID promove a criação de redes de trabalho com produtores, instituições científicas e organizações profissionais nacionais e internacionais.  

Sobre a Águas do Norte
A Águas do Norte iniciou a atividade em 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.
Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados a 63 Municípios do norte do país) e em “baixa” (prestados aos consumidores finais, os munícipes, de 8 Municípios localizados no noroeste de Portugal), de forma regular, contínua e eficiente.

Sobre a Poças - Sociedade Vinícola Terras de Valdigem (SVTV)
Fundada em 1918, a Poças orgulha-se de ser uma das poucas empresas portuguesas de Vinho do Porto que desde então se mantém na mesma família. Com sede no centro histórico de Vila Nova de Gaia, onde se encontra igualmente o Centro de Visitas, atualmente, a Poças tem três quintas, uma em cada sub-região do Alto Douro Vinhateiro, com uma área total de 100 hectares, dos quais 75 são de vinha em produção. A Quinta das Quartas em Fontelas (Baixo Corgo), na família desde 1932; a Quinta de Vale de Cavalos em Numão (Douro Superior); e a Quinta de Santa Bárbara em Ervedosa do Douro (Cima Corgo).

Sobre a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
Sediada em Vila Real, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) é uma instituição que se pauta pela excelência na qualidade do ensino, da investigação, da inovação e da extensão à comunidade.
Entregar a todos os alunos a melhor experiência de aprendizagem, formando profissionais competentes e cidadãos com espírito crítico é a missão da academia transmontana. Em paralelo, procura-se a dianteira do conhecimento científico, sempre em sintonia com as necessidades da sociedade e das empresas, contribuindo para o desenvolvimento da região e do País e, também, para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, sendo um importante fator de coesão territorial.
A UTAD é, também, um destino universitário cada vez mais global e inclusivo, onde o talento e a ciência se cruzam nas soluções para os problemas da sustentabilidade do planeta, em estreito cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Sobre a Veolia
Líder mundial em serviços ambientais, a Veolia responde aos desafios das alterações climáticas e da preservação dos recursos em 44 países nos cinco continentes, contando com o envolvimento ativo de 220.000 colaboradores. Com 170 anos de experiência nas áreas da água, energia e resíduos, a Veolia concebe e implementa soluções inovadoras de descarbonização, de despoluição e de valorização dos recursos, para apoiar as cidades e as empresas na sua transformação ecológica.

Sobre o Dia Nacional da Sustentabilidade
O Dia Nacional da Sustentabilidade foi instituído por Resolução do Conselho de Ministros publicada a 9 de junho de 2023, sendo por isso este ano a primeira vez que é celebrada em Portugal. A data é simbólica: foi o dia em que as Nações Unidas adotaram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A Resolução recomenda que a comemoração seja feita de forma descentralizada, envolvendo os diferentes níveis de governação e em articulação com as demais áreas governativas responsáveis pela implementação dos ODS a nível setorial.