Visita do Município de Terras de Bouro à ETAR de Chapa


A Águas do Norte recebeu, no passado dia 23, sábado, uma visita de cerca de 65 munícipes do concelho de Terras de Bouro, na Estação de Tratamento de Águas Residuais de Chapa no concelho de Amarante.

Foi uma oportunidade única para explorar o processo de tratamento as águas residuais e reconhecer de perto o esforço da Águas do Norte em garantir, 24h por dia, o melhoramento da recolha e tratamento de águas residuais disponibilizada à população residente, possibilitando o usufruto de um adequado serviço público de saneamento de águas residuais, o que permite uma melhoria significativa da sua qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.
 
As visitas às instalações da Águas do Norte são uma parte integrante do Programa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, reforçando compromisso de proximidade junto das comunidades locais, com o objetivo de educar para “O VALOR DA ÁGUA”.

A ETAR da Chapa foi cofinanciada pelo Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), no âmbito da Operação “POSEUR-03-2012-FC-000268 – Intervenções no SAR da Chapa”, integrando, igualmente, o Intercetor da Chapa (3km).

Esta Operação visa a redução da poluição urbana na massa de água da Ribeira de Santa Natália, com especial enfoque no integral cumprimento da Diretiva 91/271/CEE de 21-05-1991, relativa ao Tratamento de Águas Residuais Urbanas (DARU), de forma a assegurar a proteção do ambiente em geral e das águas superficiais, em particular, dos efeitos nefastos das descargas de águas residuais, contemplando a realização das duas intervenções no Município de Amarante.

As infraestruturas construídas e em exploração, permitem servir cerca de 1 370 habitantes/721 alojamentos das freguesias de Aboim, Chapa e Vila Garcia, do Município de Amarante.
A Operação, em processo de encerramento, representou um investimento de 1,2 milhões de euros e uma comparticipação de 763 mil euros.

undefined

undefined

undefined

undefined

undefined

undefined