Sistema de Águas da Região do Noroeste: Levantamento Cadastral de Infraestruturas dos Sistemas em Baixa


Com o arranque da gestão e exploração do Sistema de Águas da Região do Noroeste (SARN), a Águas do Norte, SA reconheceu, como objetivo primordial, a clara identificação das infraestruturas existentes nos sistemas em baixa de distribuição de água e de saneamento de águas residuais dos municípios de Amarante, Arouca, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Fafe, Santo Tirso e Trofa, promovendo a georreferenciação e levantamento de dados necessários, para a implementação de um Sistema de Informação Geográfica (SIG).

undefined

A nossa solução de SIG, o ArcGIS Utility Network (UN), funciona sobre o ArcGIS Pro e tem uma nova forma de tratar os ativos de rede, bem como a conetividade e as topologias. A Utility Network introduz conceitos que, embora familiares para quem trabalha com SIG em serviços públicos, são relativamente novos, permitindo um conjunto abrangente de novas soluções para quem trabalha com registo de infraestruturas, planeamento, operações, análise e gestão de ativos.

undefined

No âmbito da candidatura, procedemos ao carregamento em SIG de todas as condutas da rede de água, com o maior rigor possível, através de inspeção visual no terreno, atendendo à informação de base disponível e ao posicionamento dos órgãos cadastrados que se encontravam acessíveis à superfície (válvulas de seccionamento, válvulas de descarga, válvulas redutoras de pressão, ventosas, medidores de caudal, hidrantes, válvulas de ramal, etc.). Na imagem em cima vemos um extrato do mapa de cadastro das nossas infraestruturas de água presentes na nossa base de dados do SIG e disponibilizada em mapa web.

undefined

No que se refere às redes de águas residuais, efetuamos o carregamento de todos os troços de coletor e respetivas câmaras de visita e os troços de ramal e a ligação às caixas de ramal. Na imagem em cima, vemos a totalidade da rede de esgotos disponível para consulta nos mapas web do nosso portal de mapas.

Ainda no âmbito da Aquisição de Serviços, a Águas do Norte, S.A., promoveu a georreferenciação e levantamento de dados referentes aos números de polícia (chave horizontal) e o levantamento dos fogos associados a cada número de polícia (chave vertical) que se encontra totalmente carregado na nossa base de dados de cadastro SIG na categoria de informação territorial na entidade número de polícia (imagem em baixo – rede de água e n.ºs polícia).

undefined

Todos os elementos de cadastro levantados no âmbito da candidatura como restantes elementos já existentes ou entretanto levantados – água, saneamento, telegestão, informação territorial, energia, parcelas – encontram-se disponíveis para consulta por todos os colaboradores, mediante credenciação com base na Active Diretory da empresa, através de uma plataforma de mapas (imagem inicial). O Portal de Mapas da AdNorte é uma plataforma colaborativa que reúne informação geográfica e disponibiliza dois visualizadores de mapa simples para consulta de cadastro. A app ArcGIS Field Maps, disponível através da App Store ou da Google Play, caso seja para iOS ou Android, respetivamente, permite o acesso ao cadastro a partir de equipamentos móveis.

No âmbito da candidatura «POSEUR-03-2012-FC-000055 - Sistema de Águas da Região do Noroeste: Levantamento Cadastral de Infraestruturas dos Sistemas em Baixa» foi possível criar, desenvolver e implementar um sistema de cadastro (SIG) das infraestruturas do SARN, para apoio à gestão, manutenção e operacional do Sistema. Esta operação encontra-se em fase de encerramento, sendo o investimento total associado de 1.057.285,84€ com uma comparticipação de fundos comunitários no montante de 892.044,83€.

Consulte aqui a Ficha do Projeto: POSEUR-03-2012-FC-000055 - Levantamento Cadastral das IEs dos Sistemas em Baixa aqui.

undefined