Cerca de 11 mil alunos comemoram o Dia Nacional da Água com a Águas do Norte


Ainda no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Água (1 de outubro), a Águas do Norte promoveu uma Oficina Experimental de Educação Ambiental Online junto dos 66 Municípios do Norte de Portugal que a integram, que reuniu cerca de 11 mil alunos

O Dia Nacional da Água lembra o facto de o abastecimento de água e o saneamento básico se constituírem como direitos fundamentais de toda a população, contribuindo de forma decisiva para a erradicação da pobreza e o desenvolvimento económico e social, e que a privação destes serviços constitui uma ameaça à saúde. Por isso, a Águas do Norte, enquanto entidade gestora do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta, e da Parceria do sistema de águas da região do Noroeste, em “baixa”, levou a toda a sua comunidade uma iniciativa integrada nas celebrações do DIA MUNDIAL DA ÁGUA, e que foi realizada no âmbito do Projeto Água da Torneira para Todos - ATPT, que conta com o apoio do Estado Português, do Fundo Ambiental e da Estratégia Nacional para a Educação Ambiental 2020.

A programação desta ação teve como destinatários os 66 Municípios em que a Águas do Norte presta os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, e teve como particular enfoque a respetiva comunidade escolar. A Oficina Experimental de Educação Ambiental Online, reuniu ao longo da manhã cerca de 11 mil alunos da comunidade escolar, tendo estado representadas cerca de 400 salas de aula. Para além de ter sido proporcionada uma viagem muito interativa e animada pelo Valor da Água, todos os participantes tiveram a oportunidade de aprender a fazer plasticina.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

undefined

undefined

undefined

undefined

undefined

undefined