Águas do Norte estreia Peça de Teatro “A Torneira de Ideias” em Santo Tirso e Guimarães


Na sequência da aprovação do projeto “ATPT – Água da Torneira Para Todos”, ano âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA2020), a Águas do Norte assumiu o compromisso de organizar diversas atividades dedicadas à sustentabilidade e educação ambiental, as quais deverão representar um marco importante na missão que lhe está atribuída, de aproximar, educar, motivar e inspirar toda a comunidade para o Valor da Água.

Desta forma, no dia de ontem, 10 de outubro, foi realizada a estreia do Teatro Infantil, denominado “A Torneira de Ideias”, dirigido à comunidade escolar, a qual ocorreu em duas sessões realizadas nos Municípios de Santo Tirso, na Junta de Freguesia de Água Longa, de Guimarães, Laboratório da Paisagem, tendo estado presentes um total de cerca de 150 crianças.

A peça de Teatro agora estreada conta a história de uma personagem que, praticamente sem contar, encontra uma torneira misteriosa de onde saem os objetos mais inesperados! Com Ludi, uma sorrateira ladra de ideias, e Cajeita, uma ciber-can@lizadora que não sabe apertar um parafuso, quase irá descobrir o verdadeiro valor das ideias.
Porque surgem e para que servem? E se nunca forem realizadas? Nesta aventura de ideias, questões e enigmas, quase compreenderá o que realmente importa! Não há nenhum reino que sobreviva sem água. Por isso é a nossa verdadeira riqueza. Esta é uma jornada que demonstra a importância de resistir e de lutar pelas nossas convicções. Com as ideias a tornarem-se ações.

Pretende-se que a concretização desta iniciativa possa não só promover o consumo de água da torneira, pretendendo contribuir para ultrapassar a resistência existente na sociedade face a esta boa prática, mais sustentável, mais segura e mais saudável, como também evidenciar o compromisso da Águas do Norte com a causa da preservação e sensibilização ambiental, procurando-se ainda, de uma forma alegre, divertida e educativa, envolver igualmente a toda a comunidade, e em particular os mais jovens.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

undefined

undefined

undefined

undefined

undefined

undefined