Participação da Águas do Norte na Sessão Plenária do 20º EUE - Encontro de Utilizadores da Esri


Decorreu, no passado dia 17 de outubro, no CCL - Centro de Congresso de Lisboa, o 20º Encontro de Utilizadores Esri (EUE 2023), no qual a Águas do Norte, representada pelo colega Rui Leite (Coordenador de GAE – SIG), foi convidada a dar o seu contributo sobre a Utility Network na Sessão Plenária.

A comunicação da Águas do Norte, intitulada “O papel do SIG na transformação digital da Águas do Norte” abordou, numa primeira fase, a implementação em 2018 do Projeto SIGAME, e o seu papel na disponibilização do cadastro de abastecimento de água e saneamento aos mais de 600 trabalhadores da Águas do Norte.

A apresentação centrou-se depois na partilha da experiência de utilização da Utility Network (UN), que é uma solução de gestão moderna de redes, e que se encontra em produtivo há mais de um ano. Destacou-se o caráter inovador desta solução, em particular no mercado das utilities, dado que, com a sua arquitetura baseada em serviços web, suporta a sua integração noutras aplicações da empresa - comercial, operação, manutenção, gestão de ativos, indicadores de desempenho, entre outros - com enormes ganhos de produtividade.

O evento contou com a presença de Jack Dangermond, fundador da Esri, instituição que é uma das maiores empresas no setor de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) em todo o mundo, o qual partilhou a sua visão para o futuro da tecnologia Geoespacial e as mais recentes inovações tecnológicas da Plataforma ArcGIS.

Estiveram presentes no EUE 2023 mais de 1500 participantes das mais diversas áreas e das utilities que puderam ainda assistir durante a tarde às Sessões Técnicas sobre os temas - Ordenamento do Território, Telecomunicações e Água, Administração Local, Arquitetura, Engenharia e Construção, Educação, Defesa & Segurança, Seguros, Turismo e Geologia e Energia.

undefined

undefined