Águas do Norte reforça infraestrutura de rede de fibra ótica do Subsistema de Abastecimento de Água do Cávado/Areias de Vilar


O sistema de telegestão do Subsistema de Abastecimento de Água do Cávado/Areias de Vilar está alicerçado numa infraestrutura própria, apoiado por uma rede de fibra ótica que percorre o trajeto das condutas adutoras de água do sistema. Contudo, esta infraestrutura não era capaz de providenciar redundância em situações de rotura do cabo de fibra ótica, sendo que, o condicionamento do acesso à infraestrutura comprometia a rápida recuperação dos serviços afetados.

Com a implementação desta nova solução, que representou um investimento de cerca de 115.000 EUR, procurou-se reforçar a resiliência da rede através da criação de múltiplos "anéis" físicos de rede que, quando interligados, garantem a tão necessária redundância. Esta medida visa elevar substancialmente a disponibilidade dos canais de comunicação para um nível muito próximo dos 100%.

Esta arquitetura de rede inovadora na empresa desempenhará um papel preponderante na resiliência das infraestruturas de comunicação do Subsistema de Abastecimento de Água do Cávado/Areias de Vilar. Através desta mudança, pretende-se aprimorar a qualidade e a fiabilidade dos serviços de telecomunicações que apoiam o sistema de telegestão deste subsistema de abastecimento de água em “alta”.

A redundância avançada propiciará o ininterrupto fluxo de dados ao longo de múltiplas rotas alternativas em cenários de avarias ocorridas em qualquer segmento da infraestrutura de fibra ótica. Além disso, o novo sistema emprega os mais recentes mecanismos de segurança para proteger os dados contra potenciais ataques cibernéticos.

As telecomunicações desempenham um papel crítico na telegestão de sistemas, permitindo uma gestão mais eficiente, segura e confiável de infraestruturas críticas, como o abastecimento de água. Assim, esta mudança assume uma elevada importância, dado o crescente grau de dependência das comunicações, motivado pela crescente necessidade de conectividade dos sistemas operacionais e industriais.

undefined

undefined

undefined