Águas do Norte organiza o Workshop de Cibersegurança Industrial - Água Segura


A Águas do Norte, em parceria com a International Society of Automation (ISA), organizou o evento "Água Segura: Workshop de Cibersegurança Industrial". O workshop, realizado no dia 8 de novembro de 2023 nas instalações da ETA de Areias de Vilar, reuniu cerca de 70 profissionais especializados em tecnologias de informação e operação do setor de água, cibersegurança e segurança da informação, representantes de entidades de certificação e regulamentação, entre outros.

Este evento visou preencher uma lacuna técnica ao abordar as crescentes preocupações com a cibersegurança industrial nas Tecnologias Operacionais, à medida que a indústria da água incorpora sistemas automatizados e tecnologia avançada nas suas operações. Entre os tópicos discutidos, destacaram-se as melhores práticas em cibersegurança industrial, estratégias para proteção de ativos críticos, padrões/normas da indústria, apresentações de casos reais de incidentes de segurança e a importância da conscientização e formação contínua.

Os participantes tiveram ainda a oportunidade de realizar uma visita técnica à WaterSEE - Sala de Supervisão da Águas do Norte, onde puderam observar a monitorização de infraestruturas e operações críticas em tempo real, a organização operacional e a infraestrutura tecnológica. A colaboração entre empresas, organizações e especialistas em cibersegurança foi enfatizada como um meio eficaz de enfrentar ameaças cibernéticas em constante evolução.

No seu encerramento, o evento foi considerado um sucesso, fortalecendo o compromisso coletivo na proteção das infraestruturas essenciais da indústria contra ameaças cibernéticas. Este workshop lançou as bases para futuros eventos e iniciativas que continuarão a promover a segurança cibernética e outros temas atuais na indústria. De igual importância, apraz informar que, nos dois dias que antecederam o workshop, decorreu uma formação para a certificação “ISA/IEC 62443 Cybersecurity Fundamentals Specialist”, ministrada pela ISA Europa e que contou com a participação de diversos técnicos de várias empresas desta área.

Com estas iniciativas, a Águas do Norte reafirma o seu compromisso em proteger ativos críticos e incentivar a comunidade a trabalhar em conjunto para garantir a segurança das infraestruturas essenciais.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

undefined

undefined

undefined

undefined

undefined

undefined

undefined

undefined

undefined