Águas do Norte com Participação nas 13.ª Jornadas Técnicas Internacionais de Resíduos


A Águas do Norte esteve representada nas 13ª Jornadas Técnicas Internacionais de Resíduos, organizadas pela Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), que decorreram nos passados dias 15 a 18 de novembro de 2023, no Instituto Politécnico de Bragança, reafirmando assim o seu compromisso com a responsabilidade e sustentabilidade ambiental.

A participação da Águas do Norte contou com a intervenção inicial, na sessão Plenária II no dia 16 de novembro, do Presidente do Conselho de Administração, José Machado do Vale, que versou sobre uma sociedade eficiente na gestão de recursos assenta num modelo circular e integrado. Circular, no sentido de analisar as sinergias entre setores e utilizadores localizados num dado território. Integrado, porque concebe os seus planos de forma multidimensional e transversal.

Os setores dos resíduos e das águas residuais foram concebidos numa perspetiva vertical, encontrando-se no fim da linha. Contudo, o reconhecimento do valor que os mesmos encerram, por um lado, e a urgência de construir uma relação simbiótica com a natureza e o território exigem transformações de cultura organizacional (nomeadamente de modelo de negócio), de tecnologia, de conceção do espaço urbano, entre outras. A sessão plenária Análise simbiótica: Resíduos, Águas, Agricultura, Floresta e Pecuária tem como objetivo analisar as potencialidades de desenvolvimento simbiótico entre os setores dos resíduos e das águas e os setores da agricultura, floresta e pecuária.

No dia 17 de novembro foram apresentadas duas comunicações, uma na Sessão Temática 4, dedicada aos Biorresíduos (recolha e valorização), na qual as colegas Julieta Moreira da Silva e Paula Vale Fernandes, apresentaram o “Potencial dos Biossólidos em Solos Agrícolas Provenientes de Unidades Geradoras de Recursos”.

Na Sessão Temática 6, na qual foi abordada a Ciência comportamental, comunicação e sensibilização ambiental, os colegas Rui Sousa Francisco Tinoco e Cristina Rocha, apresentaram a recente campanha de sensibilização ambiental realizada pela Águas do Norte, “Projeto ATPT – Água da Torneira Para Todos”.

Estas jornadas destacam a importância das práticas empresariais responsáveis num momento em que a sustentabilidade ambiental está no centro das preocupações globais.

undefined

undefined

undefined

undefined

undefined

undefined