Águas do Norte encerra Candidatura POSEUR relativa à Melhoria do Processo de Tratamento da ETA de Areias de Vilar


Em 2019 foi aprovada a Operação “POSEUR-03-2012-FC-001001 – Melhoria do Processo de Tratamento da ETA de Areias de Vilar, integrado no Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e Saneamento do Norte de Portugal, no âmbito do Portugal 2020 - Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), Eixo III.

A Operação consistiu na execução de duas intervenções na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Areias de Vilar, o reforço da linha de tratamento através da instalação de sistema de desinfeção por UV – ultravioleta após a etapa de filtração e o reforço da capacidade de pré-oxidação, com instalação de novo gerador de ozono.

Estas intervenções constituíram uma prioridade para a Águas do Norte, SA, integrando o objetivo estratégico de aumento da qualidade do serviço prestado às populações e uma prioridade no plano nacional de resolução de potenciais situações incumprimento da Diretiva da Qualidade da Água para Consumo Humano, incluindo a remoção de contaminantes emergentes, antropogénicos ou de subprodutos do tratamento. A Meta associada à Operação é o indicador “Água Segura (%) – AA04a”, que atingiu a meta máxima de 100,00% em 2021 (e anos seguintes).

O subsistema de abastecimento de água de Areias de Vilar tem como origem o rio Cávado e fornece água potável, em “alta”, aos municípios de Barcelos, Esposende, Maia (parte) Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Vila Nova de Famalicão e Vila do Conde. A ETA de Areias de Vilar, situa-se no concelho de Barcelos e tem uma capacidade atua de produção diária de 164.000 m3.

Para além da respetiva ETA, o subsistema de Areias de Vilar é constituído por cerca de 388 km de condutas adutoras, 32 estações elevatórias e 101 reservatórios, podendo servir uma população aproximada de 710 mil pessoas.
Esta Operação, em fase de encerramento, representou um investimento de 894 mil euros em infraestruturas de abastecimento de água em “alta” e uma comparticipação de 526 mil euros no âmbito Fundo de Coesão da União Europeia.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

Consulte a Ficha do Projeto aqui.

undefined

undefined

undefined