Nova Unidade Laboratorial de Vila Real da Águas do Norte com processo de acreditação IPAC em curso


No âmbito da atividade que a Águas do Norte desenvolve enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, decorreu muito recentemente a auditoria externa ao Laboratório da empresa (LabAdNorte), realizada pelo Instituto Português de Acreditação, I.P. (IPAC).
Sendo um processo que se vem repetindo ao longo de mais de 20 anos na sua Unidade Laboratorial (UL) localizada na ETA de Areias de Vilar, este ano, e pela primeira vez, incluiu também o processo de concessão da acreditação da nova Unidade Laboratorial (UL) existente na ETAR de Vila Real, que foi inaugurada no passado dia 26 de janeiro de 2023.

Desta forma, possuindo esta nova unidade laboratorial de Vila Real as competências em águas residuais, com a obtenção próxima da respetiva acreditação, será então possível que o LabAdNorte, através das suas duas unidades laboratoriais, possua finalmente a sua acreditação nas duas componentes associadas à concessão da Águas do Norte, o abastecimento de água e o saneamento de águas residuais.

Com a definição e tratamento do Plano de Ações que decorre da auditoria realizada, o LabAdNorte ficará a aguardar a emissão do respetivo Anexo Técnico, no qual que verá reconhecidas as competências referidas, com a inclusão na nova unidade UL de Vila Real.

O LabAdNorte, localizado na ETA de Areias de Vilar desde 1997 e acreditado pelo IPAC, desde 2004, segundo a norma NP EN ISO/IEC 17025, é responsável pelo controlo analítico da Águas do Norte, sendo que todos os anos, esta unidade laboratorial, é sujeita a uma auditoria por forma a renovar a sua acreditação.
 
Devido ao crescimento do número de análises e implementação de novas técnicas analíticas, potenciou-se uma maior internalização dos controlos analíticos, com vista à diminuição da dependência de prestadores externos. Assim, com esta necessidade identificada em 2021, foi proposta a expansão da atividade do Laboratório para a atividade de saneamento de águas residuais, dando resposta a uma das maiores lacunas que se verificava no seu campo de ação.
 
Em consequência dessa necessidade, no início de 2022 foi criada a UL Vila Real (já existente como laboratório de apoio de processo), que foi então agregada ao LabAdNorte.
Com a existência desta nova unidade, com o foco principal no controlo analítico legal na Região Operacional do Douro, foram realizadas 16.172 análises de saneamento durante o ano de 2022, cumprindo os prazos de emissão de resultados e de envio de notificações de alerta, o que traduz uma melhoria bastante significativa na eficácia de resposta e na disponibilização interna da informação correspondente à atividade da empresa.
 
Em junho de 2023, foi realizada a primeira auditoria interna, com o objetivo de confirmar a adequada preparação ao pedido de extensão da acreditação da UL Vila Real. Depois de reunida e avaliada toda a informação necessária, em novembro de 2023 foi concretizada a primeira auditoria IPAC, tendo sido avaliados com sucesso todos os parâmetros propostos, num total de 9, em duas matrizes, água residual (efluente tratado) e água natural doce superficial.

A acreditação, com um longo historial na UL de Areias de Vilar, será agora formalmente atribuída à UL de Vila Real, após a emissão do Anexo Técnico, pelo IPAC, conferindo o reconhecimento da competência técnica desta unidade, para efetuar atividades específicas de avaliação da conformidade em ensaios.

Este reconhecimento, atribuído a ambas as unidades por entidade externa competente, comprova a competência da equipa e o bom trabalho realizado diariamente nas duas unidades do Laboratório da Águas do Norte.

undefined

undefined

undefined

undefined