Águas do Norte implementa primeiro Plano de Gestão de Lamas no âmbito do projeto de inovação GREENValue


A Águas do Norte, comprometida com a preservação ambiental, está envolvida em projetos estratégicos, como o projeto “GreenValue” em colaboração com UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Resíduos do Nordeste, EIM, SA, Câmara Municipal de Alfândega da Fé, União de Freguesias de Pombal e Vales, União de Freguesias de Gebelim e Soeima e União de Freguesias de Ferradosa e Sendim da Serra, através do qual se visa investigar e desenvolver soluções para mitigar a desertificação de áreas ecológicas de natureza florestal, testando a introdução de quatro espécies arbóreas nos planos de arborização, com a implementação de biofertilizantes de ETAR. Desta forma, realizando o restauro de um conjunto de áreas classificadas como semiáridas e sub-húmidas, irá  potenciar-se a viabilidade de crescimento daquelas espécies através do incremento sustentável da fertilidade dos solos, de modo a mitigar o processo de desertificação e promover uma economia circular.

Assim, numa iniciativa pioneira, a Águas do Norte implementou o seu primeiro Plano de Gestão de Lamas, assinalando um avanço significativo na aplicação de biossólidos provenientes das Estações de Tratamento de Água Residual que explora no âmbito do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Norte de Portugal.

O objetivo fundamental de todas as Estações de Tratamento de Água Residual, é diminuir a carga de matéria orgânica, azoto, fósforo e potássio das águas residuais através de múltiplos processos de tratamento, fazendo com que parte destes elementos sejam transferidos para as lamas de depuração, provenientes da biomassa em excesso que se formam durante o processo de tratamento.

Os biossólidos (lamas resultantes do tratamento de águas residuais, após processos adequados de tratamento que levam à sua estabilização) produzidos nas ETAR, são caracterizadas pela sua riqueza em nutrientes, nomeadamente azoto, fósforo e matéria orgânica, constituindo assim uma solução privilegiada, particularmente nos solos portugueses, deficitários em matéria orgânica.

A sua valorização agrícola ou em recuperação de solos degradados, são importantes alternativas à gestão eficaz de biossólidos, compatível com as políticas ambientais da legislação comunitária e nacional, face aos desafios de incrementar a circularidade de materiais, em particular matéria orgânica e nutrientes dos quais o território nacional é deficitário e evitando-se, assim, a sua importação.

Para ser possível a incorporação de biossólidos de ETAR, foi necessária a elaboração de um Plano de Gestão de Lamas (PGL), documento fundamental onde foram estabelecidos os critérios e estratégias para gestão adequada dos biossólidos. O Plano em causa inclui toda as informações sobre a aptidão desses solos, a avaliação do incremento da fertilidade dos solos e a salvaguarda de todos os parâmetros de qualidade ambiental nos perímetros de intervenção, metas, descrição pormenorizada das operações envolvidas na valorização, especialmente a etapa de espalhamento e etapa de incorporação dos biossólidos e monitorização contínua do processo de valorização.

Para garantir a execução correta das tarefas, a Águas do Norte acompanhou minuciosamente todo o processo. A implementação bem-sucedida do primeiro Plano de Gestão de Lamas pela Águas do Norte, representa um marco na gestão sustentável de resíduos. Este projeto não apenas cumpre regulamentações ambientais, mas também promove a valorização de subprodutos, contribuindo para a fertilidade do solo e a restauração de áreas em risco de desertificação.

undefined