Águas do Norte torna-se membro efetivo do ISAC da Água


A Águas do Norte consolidou recentemente a sua posição como membro efetivo do Centro de Análise e Partilha de Informação do setor das Águas (ISAC ÁguasPT). Esta adesão representa um avanço significativo na cibersegurança da organização e do setor, promovendo a resiliência digital e a proteção contra ameaças cibernéticas num dos setores mais críticos para o funcionamento da sociedade e economia.

Os ISAC foram concebidos com o objetivo de aprimorar a cibersegurança de infraestruturas críticas através da recolha, análise e partilha de informações entre operadores e instituições essenciais para o funcionamento económico e político. Desde então, estas organizações evoluíram para desempenhar um papel crucial na defesa contra ameaças cibernéticas em todo o mundo.

Atualmente, e a nível nacional, existem vários ISACs já constituídos, dinamizados pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) e com atividade regular, ao nível de de atividade como a Energia, a Água, os Portos Marítimos, os Media e o Retalho e Distribuição, encontrando-se em avançado processo de constituição outros ISACs no âmbito de outros setores de atividade e das regiões autónomas. É objetivo do CNCS impulsionar, no âmbito de outros setores mais críticos ou sensíveis, a criação de ISACs, através da promoção da confiança, partilha e de debate entre pares.

O ISAC ÁguasPT, por sua vez, assume a responsabilidade de reforçar a resiliência cibernética no setor das águas em Portugal. Os seus objetivos incluem a criação de laços de confiança entre os membros, o estabelecimento de uma plataforma comum para a partilha de conhecimento e indicadores de cibersegurança, a análise de problemas e soluções relevantes à sua missão, bem como a promoção de referenciais e boas práticas para o setor.

Os termos de referência estabelecidos definem as normas que orientam e regulamentam as suas atividades, garantindo que a partilha de informações seja realizada num ambiente de confiança mútua. O centro é composto pelos Membros, Promotores e Parceiros, constituindo um fórum de cooperação entre as equipas de cibersegurança das organizações do setor de águas que aceitam e subscrevem os termos de referência.

O ISAC ÁguasPT assume o compromisso de tratar a informação partilhada como sensível, promovendo a segurança e a confidencialidade entre os seus membros. A entrada da Águas do Norte neste centro reforça o compromisso do setor de águas em Portugal com a cibersegurança, contribuindo para a construção de uma infraestrutura mais robusta e protegida contra ameaças digitais em constante evolução.

undefined