Águas do Norte Participa em Projeto Transfronteiriço para Gestão Sustentável de Recursos Hídricos na Agricultura


A Águas do Norte foi convidada pela Universidade de Santiago de Compostela para integrar uma candidatura no âmbito do Programa Interreg Sudoe. Este programa, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), visa promover a preservação, restauro e valorização do património natural, assim como reforçar a adaptação às alterações climáticas na região Sudoeste europeu (SUDOE).

O projeto, intitulado "I-ReWater – Gestión sostenible de los recursos hídricos en la agricultura de regadío en SUDOE", propõe uma análise abrangente do estado atual dos recursos hídricos no espaço SUDOE, concentrando-se na disponibilidade de águas para reutilização (ApR) na agricultura. O cerne do projeto reside no desenvolvimento de ensaios piloto para testar e validar a utilização de águas residuais urbanas tratadas nas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) existentes no espaço SUDOE para a irrigação de diferentes culturas, avaliando o impacto dessa aplicação na produtividade e qualidade.

Liderado pela Universidade de Santiago de Compostela, o consórcio abrange entidades de três países: França, Portugal e Espanha.
A participação ativa da Águas do Norte incluirá o licenciamento, projeto e operação de duas unidades compactas de produção de ApR para a rega agrícola de classe C. Uma será implementada na ETAR de Mirandela, para a rega de um olival, enquanto a outra será instalada na ETAR de Alfândega da Fé, para a rega de um amendoal.

Com uma duração prevista de 36 meses, o projeto contará com um orçamento específico para a Águas do Norte na ordem dos 130.000 EUR. Este financiamento abrangerá recursos humanos dedicados ao acompanhamento e execução do projeto, aquisição de materiais/consumíveis, serviços de transporte de ApR, equipamentos e licenças para produção e utilização de ApR. O programa de financiamento apoiará 75% do investimento total elegível, enquanto as entidades do consórcio contribuirão com 25%.

A Águas do Norte está comprometida em contribuir para iniciativas que promovem a sustentabilidade e a gestão responsável dos recursos hídricos, e por desempenhar um papel ativo na concretização dos objetivos propostos junto com a Universidade de Santiago de Compostela, neste projeto inovador.

undefined