Águas do Norte presente na Assembleia Geral do projeto GLOMICAVE


O consórcio GLOMICAVE reuniu-se nos passados dias 23 e 24 de novembro, em Tours, França, para celebrar a 5ª Assembleia Geral do projeto. A reunião contou com a presença de representantes de cada uma das entidades parceiras e incluiu diversas sessões técnicas para discutir os resultados alcançados, rever todo o trabalho realizado e definir as próximas ações a agendar para os próximos meses. Além disso, foi organizado um workshop de inovação, bem como uma sessão de demonstração da plataforma que está a ser desenvolvida.
A Águas do Norte foi representada pelas colaboradoras Alda Pereira, Diana Duarte, Patrícia Cruz e Paula Vale Fernandes.

Os parceiros presentes no encontro tiveram ainda a oportunidade de visitar as instalações da Eliance e conhecer as suas principais pesquisas e trabalhos desenvolvidos no campo da inseminação e seleção genética, entre outros.

O projeto GLOMICAVE tem como principal objetivo desenvolver uma plataforma digital inovadora, aberta à comunidade, para análise, tratamento e agregação de dados multinómios dispersos em todo o mundo. Atualmente existem várias bases de dados desta informação dispersas por várias universidades e institutos de investigação, sendo objetivo deste projeto criar uma plataforma agregadora da informação e disponibilizá-la para aumentar a compreensão dos sistemas biológicos como um todo, indo para além das ferramentas existentes no setor biomédico.

O projeto pretende correlacionar amostras biológicas (tanque de lamas ativadas e digestores anaeróbios) e dados operatórios (remoção de fósforo e outros dados operacionais e produções de biogás e qualidade das lamas) com os metagenomas a sequenciar ou já sequenciados. Esta abordagem é uma nova estratégia para compreender a microbiológia de sistemas microbianos complexos. A investigação originará ainda uma plataforma inteligente de análise de dados para auxiliar os especialistas a identificar os diferentes domínios onde os resultados poderão ser aplicáveis.

Para além da Águas do Norte, o consórcio do projeto é constituído pelas seguintes entidades, de vários países europeus: Treelogic, ASINCAR, ASEAVA, Servicio Regional de lnvestigación y Desarrollo Agroalimentario (SERIDA), AkiNaO, Eliance - Des éleveurs. Une Ambition., INRAE, Universidade do Minho, Águas do Norte, S.A., Aalborg University, KU Leuven, Forschungszentrum Jülich NEC Laboratories Europe GmbH e UNE Asociación Espanola de Normalización.

A participação da Águas do Norte neste projeto permitirá à empresa aumentar o seu conhecimento relativamente às propriedades e características genómicas da biomassa existente nos tanques de lamas ativadas e digestores anaeróbios pertencentes às unidades de tratamento de águas residuais geridas pela Águas do Norte e relacioná-lo com a respetiva eficiência operacional.

undefined