Águas do Norte encerra Projeto GreenValue com Jornadas Técnicas


Decorreram ontem, na Casa da Cultura do município de Alfandega da Fé, as jornadas técnicas de encerramento do Projeto GreenValue, um consórcio liderado pela Águas do Norte, em parceira com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), o município de Alfândega da Fé, as Uniões de Freguesia de Pombal e Vales, de Gebelim e Soeima e de Ferradosa e Sendim e a Resíduos do Nordeste.

Neste evento, no qual estiveram presentes o Presidente da Câmara de Alfandega da Fé, Eduardo Tavares, o Presidente do Conselho de Administração da Águas do Norte, José Machado do Vale, os Presidentes de Juntas das Uniões de Freguesia referidas, vários Docentes das Escolas de Ciências Agrárias e Veterinárias e da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente da UTAD, o Diretor-Geral da Resíduos do Nordeste e ainda inúmeros técnicos das várias entidades envolvidas, foram apresentados os resultados do projeto.    

Desta forma, a Águas do Norte, demonstra o seu comprometimento com a preservação ambiental, estando envolvida em projetos estratégicos, como o Projeto GreenValue, através do qual se visou investigar e desenvolver soluções para mitigar a desertificação de áreas ecológicas de natureza florestal, testando a introdução de quatro espécies arbóreas nos planos de arborização, com a implementação de biofertilizantes de ETAR. Desta forma, realizando o restauro de um conjunto de áreas classificadas como semiáridas e sub-húmidas, vai potenciar-se a viabilidade de crescimento daquelas espécies através do incremento sustentável da fertilidade dos solos, de modo a mitigar o processo de desertificação e promover uma economia circular.

Assim, numa iniciativa pioneira, a Águas do Norte teve assim a oportunidade de implementar o seu primeiro Plano de Gestão de Lamas, assinalando um avanço significativo na aplicação de biossólidos provenientes das Estações de Tratamento de Água Residual que explora no âmbito do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Norte de Portugal.

O objetivo fundamental de todas as Estações de Tratamento de Água Residual, é diminuir a carga de matéria orgânica, azoto, fósforo e potássio das águas residuais através de múltiplos processos de tratamento, fazendo com que parte destes elementos sejam transferidos para as lamas de depuração, provenientes da biomassa em excesso que se formam durante o processo de tratamento.

Os biossólidos (lamas resultantes do tratamento de águas residuais, após processos adequados de tratamento que levam à sua estabilização) produzidos nas ETAR, são caracterizadas pela sua riqueza em nutrientes, nomeadamente azoto, fósforo e matéria orgânica, constituindo assim uma solução privilegiada, particularmente nos solos portugueses, deficitários em matéria orgânica.

A sua valorização agrícola ou em recuperação de solos degradados, são importantes alternativas à gestão eficaz de biossólidos, compatível com as políticas ambientais da legislação comunitária e nacional, face aos desafios de incrementar a circularidade de materiais, em particular matéria orgânica e nutrientes dos quais o território nacional é deficitário e evitando-se, assim, a sua importação.

Para garantir a execução correta das tarefas, a Águas do Norte acompanhou minuciosamente todo o processo, sendo que o sucesso desta implementação do primeiro Plano de Gestão de Lamas pela Águas do Norte representa um marco na gestão sustentável de resíduos. Este projeto não apenas cumpre as regulamentações ambientais, como também promove a valorização de subprodutos, contribuindo para a fertilidade do solo e para a restauração de áreas em risco de desertificação.

De salientar ainda que o GreenValue – “Valorização da Geração de Recursos Em Espaço Natural”, foi um projeto foi apoiado pelo COMPETE 2020, POCI-07-62G4-FEDER-181589, com um custo total elegível de 976.644,06 EUR, e um apoio financeiro FEDER de 976.644,06 EUR.

undefined


undefined

undefined

undefined

undefined

undefined

undefined