Águas do Norte encerra candidaturas POSEUR no Município de Lousada


No âmbito do Portugal 2020, em 2017 foram aprovadas pelo Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) três Operações que resultaram de uma parceria estabelecida entre a Águas do Norte, S.A. e o Município de Lousada, designadas como “POSEUR-03-2012-FC-000379 Redes Complementares de Águas Residuais - Setor II”, “POSEUR-03-2012-FC-000380 Conclusão do Subsistema de Drenagem de Águas Residuais da Bacia do Mezio” e “POSEUR-03-2012-FC-000442 Conclusão das Redes de Águas Residuais da Bacia do Rio Vizela”.

As Operações consistiram na execução das redes de saneamento de águas residuais às freguesias não dotadas destas infraestruturas e a interligação das mesmas aos Intercetores em “alta” que integram o Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Norte de Portugal – Sistema Elevatório da Ribeira Branca, Intercetor de Barrimau, Intercetor de Cernadelo, Intercetor de Figueiras I, Intercetor de Mezio, Intercetor de S. Mamede I, Intercetor de S. Mamede II e Intercetor de Salgueirinhos – a partir dos quais se procede ao respetivo encaminhamento para as ETAR de Lordelo/Aves, no Município de Guimarães, do Sousa, no Município de Lousada, e de Paço de Sousa, no Município de Penafiel.

As infraestruturas construídas, 11 km de sistema intercetor, 31 km redes de drenagem de águas residuais e 2 estações elevatórias em exploração, permitem servir cerca de 2650 habitantes/1030 alojamentos do Município de Lousada.

Estas Operações, em fase de encerramento, representaram um investimento total de 2,3 milhões de euros em infraestruturas de saneamento, com uma comparticipação a fundo perdido de 1,9 milhões de euros, constituindo uma prioridade para a Águas do Norte, SA e para o Município de Lousada, através da otimização dos sistemas existentes e, consequentemente, da melhoria da qualidade do serviço prestado às populações no âmbito dos sistemas em “alta” e “baixa”.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, e é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.


Consulte as fichas de projeto aqui:
POSEUR-03-2012-FC-000379

undefined

undefined

undefined

undefined