Águas do Norte participa no projeto europeu I-ReWater para avaliar o uso de água tratada em culturas de regadio


O projeto I-ReWater foi aprovado no concurso Interreg Sudoe 2021-2027 e conta com um orçamento superior a 2,2 milhões de euros, 75% dos quais financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). O principal objetivo deste projeto de três anos é preservar o capital natural para reforçar a sua adaptação às alterações climáticas e promover a gestão sustentável dos recursos hídricos.

O consórcio multidisciplinar de 16 entidades de Espanha, Andorra, Portugal e França, do qual a Águas do Norte faz parte, vai estudar a utilização de água tratada em culturas de regadio no âmbito do projeto "I-ReWater – Gestión sostenible de los recursos hídricos en la agricultura de regadío en el espacio SUDOE " - região formada pelo território da Península Ibérica, do Principado de Andorra e do Sul de França.

A Escola Politécnica Superior de Engenharia da Universidade de Santiago de Compostela (USC) lidera o consórcio do projeto que inclui ainda HOPEN – Terre de Houblon, Le Grand Narbonne Communaute D’Agglomeration, CSIC, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, IP (INIAV, IP), Fundación Juana de Vega,  Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Instituto Politécnico de Bragança, IRTA (Instituto de Investigación y Tecnología Agroalimentarias), Universidad de Córdoba, Águas do Norte, S.A., INRAE, Agencia de Medio Ambiente y Agua de Andalucía (AMAYA), Gestagua, Àrea Metropolitana de Barcelona (AMB), Generalitat de Catalunya y Gobierno de Andorra. O coordenador do projeto é Javier J. Cancela Barrio, Professor da EPS de Engenharia e Investigador do grupo de Projetos e Planeamento (PROePLA) da USC.

O projeto I-ReWater foi aprovado no concurso Interreg Sudoe 2021-2027 e conta com um orçamento superior a 2,2 milhões de euros, 75% dos quais financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
O projeto tem como prioridade a preservação do capital natural para reforçar a sua adaptação às alterações climáticas, bem como a promoção do acesso à água e à gestão sustentável dos recursos hídricos no espaço Sudoe.

Reutilização com valor acrescentado

As possibilidades que se abrem no âmbito deste projeto são múltiplas e não ambiciosas, dado que, de acordo com estimativas já feitas, a utilização de água tratada na agricultura de regadio poderá implicar uma poupança de 10% dos recursos hídricos atualmente dedicados a este fim.

Esta economia possibilitaria alocar os recursos hídricos extraídos de poços e canais fluviais para outros usos e, além disso, a própria composição da água tratada, enriquecida em nitrogênio e fósforo, entre outros componentes, teria propriedades fertilizantes para as terras agrícolas.

Para cumprir o objetivo desta investigação aplicada, ao longo do triénio 2024-2026, serão realizados 16 projetos-piloto em locais para testar o uso da água tratada em parcelas agrícolas de regadio com diferentes culturas.

Ao mesmo tempo, os investigadores vão analisar o estado atual dos recursos hídricos nos territórios que compõem o chamado espaço Sudoe. Neste estudo, prestarão especial atenção à utilização da água tratada na agricultura de regadio, bem como aos efeitos na produção e qualidade das culturas, de forma a promover a resiliência e segurança hídrica.

Os resultados das várias ações realizadas no âmbito do projeto permitirão o desenvolvimento de uma estratégia de ação a nível internacional que servirá para definir as diferentes etapas a seguir no processo progressivo de incorporação da água tratada no conjunto de recursos hídricos disponíveis para rega.
O projeto I-ReWater permitirá ainda o desenvolvimento de ferramentas para melhorar a tomada de decisão, através da integração de modelos e aplicações já existentes.

A participação ativa da Águas do Norte incluirá o licenciamento, projeto e operação de duas unidades compactas de produção de água para reutilização (ApR) para a rega agrícola de classe C. Uma será implementada na ETAR de Mirandela, para a rega de um olival, enquanto a outra será instalada na ETAR de Alfândega da Fé, para a rega de um amendoal.

O I-ReWater iniciará oficialmente no final de fevereiro de 2024 durante a reunião de kick-off no Campus Terra da USC (Lugo), na qual se reunirão representantes dos 16 parceiros beneficiários do programa. Esta sessão inaugural servirá também para promover a interação entre os diferentes parceiros, bem como para delinear e trocar informações para o bom funcionamento do projeto.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, e é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.
Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

undefined