Águas do Norte prossegue investimentos no saneamento de águas residuais no concelho de Amarante


A Águas do Norte vai iniciar duas empreitadas que irão permitir o aumento da acessibilidade física ao serviço de saneamento de águas residuais, no concelho de Amarante, na sequência da adjudicação de dois contratos ao consórcio LÁLLIO Engenharia S.A./AMYDRA Construções Lda.. O investimento total, no valor de cerca de 1,6 milhões de EUR, tem o prazo de execução de 364 dias.

Esta empreitada constituída por dois lotes, tem como objeto no lote 1, a ligação da rede de drenagem de águas residuais da freguesia de São Salvador do Monte e a desativação da fossa sética de Formão, em Amarante, sendo que os trabalhos consistem na execução de um coletor com uma extensão total de cerca de 2244m, incluindo ainda a execução de 17 ramais domiciliários. Adicionalmente, e dada a orografia do terreno, serão instaladas duas estações elevatória e respetivas condutas elevatórias. Esta infraestruturas encontra-se inseridas no Sistema de Águas da Região do Noroeste.

O lote 2 consiste na ligação da rede de drenagem de águas residuais de Olo à estação elevatória da Costa Grande, em Amarante, e está inserido no âmbito do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Águas e de Saneamento do Norte de Portugal. Os trabalhos consistem na execução de um coletor com uma extensão total de cerca de 2207m e a instalação de duas estações elevatória e respetivas condutas elevatórias.

Com a execução destas infraestruturas, que contemplam a construção de infraestruturas em “alta” e “baixa”, a Águas do Norte pretende melhorar a recolha e tratamento de águas residuais em vários locais do concelho de Amarante, sendo agora disponibilizada à população residente a possibilidade de usufruir de um adequado serviço público de saneamento de águas residuais, o que permitirá uma melhoria significativa da sua qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.