Águas do Norte e UTAD realizaram o Seminário "A água no futuro. Investigação em ambiente empresarial"


No âmbito da atividade que desenvolve no Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Norte de Portugal, cuja exploração e gestão lhe está atribuída, a Águas do Norte, em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), promoveu no dia de ontem a realização do Seminário “A água no futuro. Investigação em ambiente empresarial”, o qual teve como destinatários, não só todos os Utilizadores (Municipais e Finais) do referido sistema, como também todas as partes interessadas que se constituam como potenciais e futuros beneficiários dos recursos gerados na atividade de tratamento de águas residuais.

Realizado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o evento contou com a presença do Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, do Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Vila Real, do Presidente do Conselho de Administração da Águas do Norte, do Presidente do Conselho de Administração da AdP - Águas de Portugal, do Vice-Presidente da ASPA – Agência Portuguesa do Ambiente e da Vice Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimneto Regional do Norte, tendo ainda estado presentes cerca de 160 participantes.

O impacto das alterações climáticas na região de Trás-os-Montes e Alto Douro, o programa de Inovação Proativa do Grupo AdP, e os Projetos de Inovação realizados pela Águas do Norte e pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - “Regadouro”, “I-ReWater”, “GreenValue” e “Vine&Wine”, foram os temas abordados durante o dia.

Houve ainda lugar à entrega dos prémios do Concurso de Inovação da Águas do Norte “Uma Gota, Uma Ideia”, edição de 2024, um concurso organizado internamente pela Águas do Norte, que premeia ideias inovadoras apresentadas pelos seus trabalhadores, de forma a contribuir para um melhor desempenho e eficiência da empresa.

Tendo em consideração a dinâmica na apresentação das candidaturas ao PRR, que versaram genericamente o tema da Economia Circular, com especial enfoque na ApR – Água para Reutilização e nos Biossólidos - composto para valorização agrícola, foi entendido que a organização deste seminário, para além da UTAD e da Águas do Norte, deveria igualmente envolver outras partes interessadas que possam aportar a esta temática uma reconhecida capacidade técnica e valor acrescentado.

A água é um recurso vital que desempenha um papel fundamental em várias indústrias e setores empresariais. Com a crescente procura de água, não só para uso agrícola, mas também para as atividades domésticas e industriais, devido ao aumento da população global e às mudanças climáticas, a gestão sustentável da água tornou-se uma preocupação central.

Sendo a crescente escassez de água uma preocupação global, as diversas entidades estão cada vez mais conscientes dos riscos associados à disponibilidade de água, sendo a Gestão de Riscos Hídricos um fator cada vez mais determinante no sector empresarial, público e privado.

A inovação em tecnologia de tratamento de água reflete-se no crescente desenvolvimento de tecnologias de tratamento de água mais eficientes e sustentáveis. Isso inclui o desenvolvimento de métodos de tratamento de água mais avançados, como os processos de osmose reversa e de membranas avançadas, além de tecnologias inovadoras para remoção de poluentes e contaminantes.

As empresas investem cada vez mais em programas de educação e sensibilização para os trabalhadores, clientes e comunidades locais sobre a importância da conservação da água e boas práticas de uso, através de campanhas de sensibilização pública.

Sobre a Águas do Norte
A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

Sobre a UTAD
Sediada em Vila Real, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) é uma instituição que se pauta pela excelência na qualidade do ensino, da investigação, da inovação e da extensão à comunidade.
Entregar a todos os alunos a melhor experiência de aprendizagem, formando profissionais competentes e cidadãos com espírito crítico é a missão da academia transmontana. Em paralelo, procura-se a dianteira do conhecimento científico, sempre em sintonia com as necessidades da sociedade e das empresas, contribuindo para o desenvolvimento da região e do País e, também, para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, sendo um importante fator de coesão territorial.
A UTAD é, também, um destino universitário cada vez mais global, multicultural e inclusivo, onde o talento e a ciência se cruzam nas soluções para os problemas da sustentabilidade do planeta, em estreito cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Sobre o CITAB

Com sede na UTAD, o Centro de Investigação em Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB) é composto, atualmente, por 239 investigadores e bolseiros. Neste momento, estão em curso 43 projetos nacionais e internacionais nos quais a investigação do CITAB desempenha um papel decisivo. Criada em 2007, esta Unidade de Investigação e Desenvolvimento é constituída por uma equipa com expertise em várias áreas do saber que vão desde as ciências fundamentais, como a biologia ou a química, até aos mais variados ramos da engenharia. Este caráter multidisciplinar do CITAB traz vantagem competitiva na abordagem das diferentes temáticas, nomeadamente na resposta aos desafios societais emergentes e correspondentes processos de transição. O CITAB recebeu a classificação de “Muito Bom” no último exercício de avaliação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

undefined

undefined

undefined

undefined

undefined

undefined

undefined

undefined

undefined